Novas bibliotecas em todas capitais


24 de Novembro, 2014

Fotografia: Domingos Cadência

Um total de dez bibliotecas vão ser inauguradas a partir de Fevereiro do próximo ano nas províncias de Malanje, Huambo, Luanda, Bengo e Lunda Sul, informou o director da Biblioteca Nacional de Angola, João Pedro Lourenço.


A província do Bengo vai contar com quatro bibliotecas municipais, Luanda com trêse Malanje, Huambo e Lunda Sul vão ter uma cada.
O directorda Biblioteca Nacional de Angola, que fez este anúncio após a reunião que teve com o governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos, mostrou a sua satisfação com a estrutura destinada à BibliotecaProvincial de Malanje, que já está totalmente equipada, aguardando-se apenas pela aquisição de dez mil livros para o acervo da biblioteca. João Pedro Lourenço referiu que, no âmbito da política do Executivo de aproximação do livro e dos serviços de leitura aos cidadãos, foi lançada a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, criada por Despacho Presidencial. 
Na mesma ocasião, o governador Norberto dos Santos manifestou a disponibilidade do Governo Provincial de Malanje para ajudar a adquirir um “software” e livros para o apetrechamento da Biblioteca Provincial.
Norberto dos Santossublinhou a necessidade de recursos humanos qualificados para assegurarem o normal funcionamento da Biblioteca Provincial.“Temos que ter quadros à altura para a Biblioteca e para a sua manutenção, com vista a permitir um funcionamento condigno”, disse o governador.
A Biblioteca Provincial de Malanje começou a ser construída em 2008 e conta com salas de consulta colectiva e individual, auditório, salas de internet, gabinetes e outras dependências.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA