Cultura

Novo livro de Mixinge este mês nas livrarias

A fotografia, a arte, a literatura africana contemporânea são as grandes fontes de inspiração e de debate do livro de ficção-romance “O beijo da Madame Ki-Zerbo” da autoria de Adriano Mixinge, que chega às livrarias no próximo dia 20, com a chancela da Guerra e Paz Editores.

Próximo romance do autor chega às bancas ainda este mês
Fotografia: Edições Novembro |

Com 152 páginas e preço de capa de 14,50 euros, a antologia de 36 textos de Adriano Mixinge, publicados, entre 1997 e 2009, nas colunas “Cartas de Espanha” e “Postal de Paris”, no Jornal de Angola, é um livro cosmopolita: nele se comparam pinturas como Dans la Guerre, de Viteix, e Guernica, de Picasso; nele se fala da singularidade da obra artística de Annette Messager; da vitalidade cultural de Paris e de Madrid; da transcendência do encontro com Jacqueline Ki-Zerbo em Granada; desse momento em que também conhece Rosa Cubillo; das saudades de Luanda e o sonho de uma n’denguelândia em Angola.
“O beijo da Madame Ki-Zerbo”, com ilustrações da capa e do interior de Rosa Cubillo, é um livro que testemunha um período fértil em experiências culturais e em encontros que marcaram a vida do autor, e que ajudam a compreender tanto a trajectória profissional como as escolhas estéticas e criativas até à publicação do premiado romance “O Ocaso dos Pirilampos”, vencedor do Prémio Literário Sagrada Esperança 2013.
“O ocaso dos pirilampos” é um romance angolano com uma dimensão universal. Estão aqui todas as angústias do homem contemporâneo. Neste livro, ouve-se uma voz que se confessa. É a voz do protagonista, senhor de um poder absoluto sobre a vida e morte dos seus súbditos: “A vontade de possuir o outro é rectangular como o íman, o desejo e a cola. A vontade de agredir é quadrada como o martelo…”.
Adriano Mixinge nasceu em Luanda, em 1968. É autor do romance “Tanda” (Edições Chá de Caxinde, 2006) e do livro de ensaios “Made in Angola: arte contemporânea, artistas e debates” (Éditions L’Harmattan, Paris, 2009).

Tempo

Multimédia