Núcleo Lev'Arte incentiva à leitura

João Salvo | Saurimo
17 de Setembro, 2015

O incentivo ao gosto pela leitura e pela escrita foi o tema de uma palestra realizada ontem na Lunda Sul, pelo núcleo literário do Movimento Lev’Arte, com o intuito de aproximar mais os estudantes da província dos livros.

O coordenador do núcleo do movimento na Lunda Sul explicou que a palestra foi realizada com o intuito de despertar na juventude um interesse pela literatura e a cultura angolana.
“É preciso chamar a atenção dos jovens para o resgate e maior valorização dos princípios que regem a angolanidade, muito elevada na literatura angolana por autores como Agostinho Neto”, disse Noé Jamba Silêncio.
O responsável pediu aos jovens para participarem em iniciativas do género, a fim de aumentarem o gosto pela leitura.
“É preciso incutir nos jovens um sentimento de audácia, para que estes comecem a trabalhar mais em prol do desenvolvimento do país e da cultura angolana em particular. O surgimento de bons escritores passa pelo incentivo a leitura e por iniciativas do género, onde o potencial humano é mais explorado.”
Durante a palestra foi debatido o tema “Concepção poética de Agostinho Neto”, em homenagem ao Dia do Herói Nacional, que é celebrado hoje, e ao contributo do primeiro Presidente da República no desenvolvimento da literatura.
A palestra, realizada no anfiteatro da Escola Superior Politécnica da Lunda Sul (ESPLS), contou com a participação de 200 estudantes, de várias escolas do ensino médio de Saurimo.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA