Obra de Manet bate recorde


10 de Novembro, 2014

Fotografia: DR

''A Primavera'', obra-prima de 1881 do francês Edouard Manet, foi vendida, num leilão da Christie’s, em Nova Iorque, por 65,13 milhões de dólares, um novo recorde de uma obra do artista.

A licitação da pintura, um retrato de perfil da actriz Jeanne Demarsy , com uma sombrinha, foi feita por um anónimo. O quadro esteve em exposição, nas últimas duas décadas, por empréstimo na Galeria Nacional de Arte de Washington.
A obra, parte de um projecto que o pintor impressionista não conseguiu concluir, contemplava mais quatro retratos de mulheres, cada uma delas a representar um estação do ano.
O artista, que morreu em 1883, apenas concluiu “A Primavera” e “O Outono”. O preço máximo de uma obra de Manet era de 33 milhões de dólares, dados por um auto-retrato vendido em 2010, num leilão em Londres.
O resultado é a confirmação do “interesse generalizado pela arte moderna e impressionista”, disse Doug Woodham, presidente da Christie’s Americas.
“Pela segunda vez, os coleccionadores de preciosidades impressionistas e modernas mostraram estar dispostos a investir em obras raras”, afirmou.
O leilão, referiu, foi mais modesto do que a venda recorde da concorrente Sotheby’s, que fez a maior venda da sua história de 270 anos, mas ainda assim superou a estimativa já alta de 157 milhões de dólares em vendas. A Christie’s procurou trabalhar com estimativas conservadoras e a estratégia resultou, porque mais de metade das obras compradas superou os valores previstos e apenas quatro de 39 não foram vendidas.
“A venda registou preços extraordinariamente bons e foi feita à medida do gosto actual”, declarou Brooke Lampley, responsável por arte moderna e impressionista da casa. “Tivemos participantes de todas as partes do mundo, maioritariamente norte-americanos, europeus e asiáticos”, disse.
Considerado uma das figuras mais importantes da arte do século XIX, o pintor e artista gráfico francês tornou-se uma referência pelos seus jogos de luzes e sombras. Apesar de ser criticado pelos seus temas e técnica, Manet influenciou certos precursores do impressionismo, em virtude da pureza das suas abordagens.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA