Obra de Neto apresentada em exposição

Arão Martins | Lubango
11 de Setembro, 2016

Uma exposição de artes plásticas sobre a vida e obra do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, é inaugurada no próximo dia 15 e fica patente até 15 de Outubro, na galeria do Xyami Shopping, na cidade do Lubango, província da Huíla, numa parceria entre o artista plástico Agnaldo Faria e a direcção provincial da Cultura.

Intitulada “Psico-Arteologia e a crise na visão do Herói”, a exposição, que reúne um conjunto de 15 obras, enquadra-se nas festividades do Dia do Herói Nacional, que se comemora a 17 de Setembro.
O mentor da iniciativa, Agnaldo Faria, reconheceu que as artes plásticas desempenham um papel importante na divulgação da vida e obra do primeiro Presidente de Angola, tendo sublinhado que os artistas plásticos têm estado a influenciar os jovens a conhecerem as figuras que contribuíram para a Independência Nacional.
“Os artistas plásticos sentem-se na obrigação de divulgar os feitos de Agostinho Neto. Os feitos produziram o nosso bem-estar, tanto psicológico, emocional, a paz e segurança nos dias de hoje. Daí, o compromisso de avivar a trajectória do primeiro Presidente”.
O artista disse, por outro lado, ser importante a criação de uma instituição do ensino superior de Artes na região do Sul. O Instituto Superior Politécnico da Huíla já ministra a cadeira de desenho.
Referiu que a sociedade actual já tem uma percepção diferente do papel fundamental que os artistas plásticos desempenham na divulgação e preservação da cultura dos povos. O Instituto Superior Independente tem uma cadeira de técnicas de expressão, com enfoque na pintura.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA