Percurso literário de João Melo em debate

Manuel Albano |
28 de Julho, 2016

Fotografia: Paulino Damião

O percurso literário de João Melo vai ser analisado hoje, às 10 horas, no Instituto Superior de Tecnologia de Informação e Comunicação (ISUTIC), em Luanda, durante uma palestra e debate subordinada ao tema “Conheça o escritor e a sua Obra”.

O coordenador do Núcleo de Jovens Estudantes Ligados à Literatura e Arte (NJELLA), Adwane Kilundo, disse ao Jornal de Angola que a iniciativa está enquadrada no programa de palestras e debates “Ondjango”, criado para homenagear figuras das artes em Angola.
A iniciativa, que se realiza sob o lema “O Povo que desconhece a sua cultura está condenado a perdê-la”, procura aproximar os jovens estudantes às personalidades que mais se destacaram na promoção das artes.
Incentivar hábitos a leitura e escrita, estreitar laços de amizade entre escritor e estudantes, assentes na perspectiva de descobrir talentos nas letras, foi o propósito da criação do programa “Ondjango”, explicou o coordenador.
Adwane Kilundo disse que a divulgação da literatura angolana e dos seus autores consagrados e da nova geração tem contribuído para a formação cultural dos estudantes. “É uma actividade dedicada à pré-eleição do escritor convidado, para retratar a sua biografia, recitar os seus poemas, contos e transmitir as suas experiências aos jovens que desejam ingressar no mundo literário”, disse a coordenador do Núcleo de Jovens Estudantes Ligados à Literatura e Arte .
O programa “Ondjango-Angola, artes e ideias”, que visa incentivar hábitos de leitura e escrita, estreitar laços entre escritores e estudantes, pretende também publicar livros sobre a História de Angola.
A organização pretende também incentivar os estudantes a ganharem interesse pelo estudo das figuras históricas, bem como pelo património cultural. “Queremos também musicalizar poemas dos escritores consagrados em disco, assim como realizar oficinas literárias”, adiantou Adwane Kilundo. O programa começou em Agosto de 2015, na Mediateca de Luanda, com o lançamento do livro “Nave Poética”.
João Melo nasceu em 1955, em Luanda. É escritor, jornalista, publicitário, professor universitário e deputado da Assembleia Nacional, pelo MPLA. Estudou Direito em Coimbra e Luanda. É licenciado em jornalismo e mestre em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como escritor, é poeta, contista e ensaísta. Publicou várias obras literárias. Editado habitualmente em Angola, Portugal e Brasil, tem textos traduzidos para mandarim, francês, alemão, italiano e húngaro. Está representado em varias antologias, em Angola e no estrangeiro. É membro fundador da União dos Escritores Angolanos (UEA).

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA