Projecto publica obra infantil

Francisco Pedro |
15 de Dezembro, 2015

Fotografia: A

A Fundação Arte e Cultura lança no dia 22, às 18h00, em Luanda, o livro para crianças, “Conto de Estrelas”, que contém 8 contos de autoria de Joana Xeresa, Gianne Catumbela, Evandria de Carvalho e Kelly Beatriz, crianças que frequentam as actividades culturais promovidas pela mesma instituição, no bairro da Ingombota.

Entre os contos, “Borboleta Azul”, “Luz do Amanhã”, “Acto de Coragem”, “Para Não Ser Triste”, “A Menina de Benguela”, “O Que Eu Quero Ser”, “A Biblioteca Viva” e “Eu Vou à Escola”.
O CD com o mesmo título, “Conto das Estrelas”, reúne narrações das oito estórias, nas vozes dos actores Simão Paulino, Madaleno da Fonseca, Orlando Capata, Mayer de Oliveira, Deolinda Fonseca, Vivalda Dulla e Massoxi Artez.
O CD tem ainda oito faixas musicais produzidas pela Casa da Música, da Fundação Arte e Cultura, com a participação de Kizua Gourgel Wiza, Vivalda Dulla, Waldmir Gonga, Bruno M, Príncipe Ouro Negro e Presidente Gasolina. Os títulos das músicas são: “Macaco Cubata”, “África” “Uma Grande Lição”, “Vou Bumbar”, “Minha Professora”, “Bom Dia Professor”, “A Princesa Gorda” e “Sonho de Meninos”.
Coordenado pelos artistas Sidónio Massoxi e Hermenegildo Paquete,  ambos com formação média em Educação e Expressões Artísticas, pelo Instituto Nacional de Formação Artística (INFA). Segundo Sidónio Massoxi, o livro é fruto do projecto com o mesmo nome, uma inciativa do atelier de Artes e Letras Candengues de Cá e de Lá, criado em Fevereiro de 2010.
Sidónio referiu  que, “o atelier surgiu da necessidade de se produzirem obras de arte para crianças e com crianças, sem olhar as condições sociais ou económicas de cada uma delas, cujo formato é a descoberta de crianças com talentos em música, literatura, desenho e pintura, dança e teatro”.
O livro vai ser vendido ao preço de 2.500 kwanzas, sendo as receitas destinadas para a construção de uma oficina de artes para crianças. “Contos das Estrelas” tem ilustração de César Évora, editado em Portugal, pela Editora Ómega, numa tiragem de três mil exemplares.
A mensagem  dos contos e das músicas alertam sobre patriotismo, defesa do ambiente, amor ao próximo, liderança, respeitos pelos idosos e a valorização dos estudos.
O apoio da Fundação Arte e Cultura, disse a directora Naama Margalit, visa incentivar a escrita e a leitura de obras para crianças.
A directora acrescentou que o projecto “Conto das Estrelas” se reflecte nos demais projectos sustentáveis que a Fundação Arte e Cultura tem apoiado, sendo o objectivo principal “promover o desenvolvimento humano e ajudar a transformar as vidas de milhares de angolanos”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA