Relações conjugais retratadas em livros de poesia

Manuel Albano
18 de Agosto, 2015

“Vidas escritas” é o título do primeiro livro de poesia de Fénix Monteiro, que explora, em verso, alguns factos reais das relações conjugais actuais.

A autora disse, ontem, em Luanda, ao Jornal de Angola, que os 50 poemas procuram ainda mostrar as várias situações amorosas entre os jovens. A ideia, adiantou, surgiu devido aos mais variados comportamentos que observou no quotidianos de casais amigos. Fénix Monteiro explicou que o livro, com 78 páginas, ainda sem data de apresentação, é dedicado, particularmente, aos casais jovens, como forma destes poderem transformar as energias negativas em positivas.
“Infelizmente tem sido mais a juventude a enfrentar problemas nos casamentos”, disse.
Por este motivo, destacou, decidiu usar a poesia como uma forma de ajudar, através de mensagens de amor, dor, esperanças, alegrias e sonhos, ajudar os jovens casais. Além de fazer um enfoque especial aos relacionamentos, a autora escreveu ainda um poema em memória ao malogrado músico Beto de Almeida e ao escritor Uanhenga Xitu. “Tenho também versos em homenagem a todos que contribuíram ao desenvolvimento do país.”
A autora informou ainda que está a produzir um disco homónimo, com os poemas do livro. “Quero alcançar um patamar maior e acredito que a associação entre a literatura e a música vai ajudar neste sentido”, reforçou Fénix Monteiro.
O disco, esclareceu, tem ainda a participação do escritor Pedro Canda. A autora adiantou ainda que pretende apresentar o livro de poesia e o disco em simultâneo.
“Acredito que muitos podem vir a se identificar com os poemas devido a sua actualidade. São histórias de amor reais de pessoas que rodeiam qualquer um e a sua musicalização é também uma forma de os difundir mais, assim como de incentivar o hábito e o gosto pela leitura.”
Fénix Monteiro é estudante universitária do terceiro ano do curso de psicologia da Universidade Lusíada. No mundo literário começou como declamadora. Actualmente é membro do Movimento Elas & as Letras (MEL) e colaboradora da Rádio Marinha.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA