Cultura

"Retrato de uma vida" nas bancas de Benguela

Os leitores da província de Benguela ganharam, na sexta-feira, a obra literária “Retrato de uma vida”, de autoria de José Oliveira António Cassule.

Leitores do Lobito têm mais um romance para leitura
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

Com 131 páginas, prefácio de Alexandre Silivondela, o livro retrata a maneira como um jovem, de forma secreta, mantém um relacionamento amoroso com duas mulheres.
De acordo com o autor, essa realidade tem sido motivo de constrangimentos em  diversos relacionamentos.
O autor revelou que dedica-se à actividade literária desde 2007, sendo esta a sua primeira obra, lançada no Salão Nobre da Administração Municipal do Lobito, e teve o apoio da Associação Literária e Cultural de Angola (ALCA).
O autor nasceu na aldeia de Cacuso, província de Malanje. É licenciado em Psicologia pela Universidade Agostinho Neto, e mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pelo Instituto Superior de Ciência da Saúde do Porto, em Portugal.

Doação de livros


A Associação Literária e Cultural de Angola doou 250 livros de diversos títulos infantis ao Lar 16 de Junho, no município do Lobito.
De acordo com Efraim Chinguto, coordenador geral da associação, a actividade visou dar cumprimento ao plano de acções de 2017, e perspectivar as actividades para o ano 2018.
Acrescentou que um dos grandes desafios da ALCA é promover os valores culturais da província por meio da literatura, e da investigação.

Irmão Lopes lança disco


O cantor “Irmão Lopes” lançou, no domingo, no Lobito, província de Benguela, o seu primeiro disco, “Tehelelei Nawa Ondakei Ya Hukw”, que significa “oiçam bem esta palavra de Deus”, na língua nacional nyaneka.
O disco comporta 10 faixas musicais interpretadas em português, umbundu e nyaneka.
“Vamos enaltecer”, “Ene amanu tuvotoki”, “O valor do homem”, “Onue tehelelei nawa”, “Tulunguki”, “O ódio é destruidor” e  “O álcool”, são algumas das músicas que fazem parte do CD.
O disco teve a participação do guitarrista Basse, do pianista José Torres, e vozes de Agostinho Hossi e a Irmã Ana Kativa. O CD foi produzido pela Reacho Produções Presente, da província da Huíla.
Irmão Lopes é pseudónimo de Frederico Dumbo Lopes, nascido no Lubango no dia 10 de Setembro de 1990.

Tempo

Multimédia