Sistema de ensino angolano precisa de livros para crianças


12 de Abril, 2016

Fotografia: Francisco Bernardo

A importância da inclusão dos livros para crianças no sistema normal de ensino, de forma a incutir novos hábitos de leitura e despertar o interesse pela literatura, foi defendida, ontem, em Luanda, pela escritora Zulinni Bumba.

A escritora disse  que os livros para crianças deveriam ser usados nas escolas como material de apoio e de estudo para as classes de iniciação, para garantir o surgimento de uma sociedade melhor, cujos conhecimentos estejam assentes principalmente na cultura angolana.
Para Zulinni Bumba, o estudo de obras literárias por parte das crianças é uma mais-valia no aprendizado, porque os livros possuem conteúdos valorosos e de estudo.
“Existem escolas e colégios onde se dá maior valor ao estudo de livros de história estrangeiros em detrimento dos contos tradicionais angolanos”, lamentou, adiantando que esta é a hora certa de valorizar as obras nacionais.
A existência de um esforço conjunto entre os vários agentes sociais para que esta ideia seja concretizada e as crianças tenham acesso desde as primeiras classes as histórias e autores de livros infantis angolanos é muito importante neste processo de valorização da literatura infantil, defendeu Zulinni Bumba.
Outro aspecto essencial, adiantou Zulinni Bumba, é a expansão do mercado literário nacional, ainda muito limitado a Luanda.
“Os livros são para todos e as crianças angolanas precisam ter maior acesso a estes”, apelou.
Zulinni Bumba  fez um balanço positivo sobre o crescimento da literatura infantil, em especial com a realização regular de feiras infantis  e considerou benéfico o surgimento de mais escritores, por representar um aumento no número de publicações no mercado nacional.
“Claro que  é preciso um maior trabalho na divulgação e valorização deste género e procurar levar o mesmo ao contacto das crianças de outras províncias. Os novos autores mostram o interesse dos jovens em garantir um maior acesso das crianças aos livros”, justificou.
Zulinni Bumba tem vários livros para crianças no mercado, com destaque para “O aniversário do rei leão”, “Kambinda”e “ Menino Kulomba e os dois lenhadores”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA