Livros em línguas nacionais são debatidos em seminário


16 de Junho, 2016

Fotografia: DR |

“Literatura Infantil em línguas nacionais: a experiência da Colecção Kauyka” é o tema de um seminário a realizar hoje, a partir das 9h00, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade Independente de Angola (UNIA), em Luanda.

O seminário, que tem como prelectora Ana Maria de Oliveira, antropóloga, escritora e autora da Colecção Kauyka, está enquadrado no programa de actividades das comemorações do Dia da Criança Africana, que hoje se assinala.
Ana Maria de Oliveira é a promotora da Colecção Kauyka, livros infantis com versões em língua nacional kimbundu e umbundu, mas a intenção é publicar a colectânea   noutras línguas.
A Colecção  Kauyka  é composta por cinco livros e a sua apresentação, segundo a autora, é feita sempre em homenagem à criança africana e ao seu mês, que se assinala em Junho. O Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (INIDE) louvou a iniciativa deste projecto, pelo facto de incentivar o gosto pela leitura e recuperar a riqueza da cultura angolana, através das línguas nacionais.
Ana Maria de Oliveira é educadora social e antropóloga. Natural de Luanda, licenciou-se na Universidade Nova de Lisboa, dedicando a maior parte da sua investigação a temas ligados aos costumes e práticas das comunidades culturais angolanas. É autora de: “Angola e a Expressão da sua Cultura Material” (1991/1994), e “Elementos Simbólicos do Kimbanguismo” (1994). Foi ministra  da Cultura, de 1993 a 1999.
Foi deputada de 1992 a 2012  e como mulher de cultura dirige a sua atenção para uma nova área, a literatura infantil, onde já publicou três obras na Colecção Kauyka.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA