Londres mostra objectos de Elvis Presley


16 de Dezembro, 2014

Fotografia: AFP

Casacos, carros e fotografias pessoais estão entre os mais de 300 objectos de Elvis Presley que são exibidos até 31 de Agosto de 2015 em Londres na maior exposição sobre o músico já realizada na Europa.

“Elvis no O2: a exposição da sua vida” é o nome desta mostra, que reúne artigos de familiares e de Graceland, a sua mansão em Memphis.
Com uma impressionante encenação, os objectos mais pessoais do rei do rock'n'roll retratam a vida do artista desde a sua infância até se tornar ícone e ídolo da música, passando pelo tempo em que serviu no exército americano.
O estilo característico de Elvis pode ser visto nos chamativos casacos, os veículos, os sapatos e os anéis, além de objectos da sua passagem por Hollywood, uma carreira cinematográfica que começou com o filme “Love Me Tender” em 1956.
Casacos brancos com adornos brilhantes ou abertos no peito, o fato azul claro que usou em Houston, as camisas com estampas florais e sapatos, entre eles um par pintado por ele mesmo em branco e preto dão uma ideia da criatividade que havia no armário de Elvis.
Algumas dessas peças foram vistas no documentário “Elvis on Tour” (1972), e fizeram parte do figurino da famosa série de 57 concertos  no Hotel Internacional de Las Vegas em 1969.
Uma das peças mais importantes é a usada em “Aloha From Hawaii - Via Satellite”, o seu disco ao vivo e segundo álbum duplo da carreira, em Fevereiro de 1973, com incrustações e acompanhado de uma camada com o desenho de uma águia.
Outro dos conjuntos especiais da exposição, porque Elvis normalmente usava cores claras, é o The Nixon Outfit, fato preto com o qual visitou em 21 de Dezembro de 1970 o então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.
Nesta visita, Elvis foi condecorado com a insígnia de agente federal da luta anti-drogas, capricho do próprio artista.
Um dos objectos expostos mais valiosos é o anel “TCB” (“Taking Care of Business” ou Cuidando dos negócios), que tem um diamante solitário de 11,5 quilates.
Também está em exibição um MG Roadster de 1960 pertencente ao filme “Amor no Havai”, uma bolsa pessoal de Elvis com fotos da jovem Lisa Marie Presley, filha do artista, e as chaves da casa de Graceland, objectos que saem pela primeira vez de Memphis, a sua terra natal.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA