Cultura

Lopito Feijóo lança livro

O poeta angolano Lopito Feijóo lançou, este fim-de-semana em Lisboa a sua nova obra initulada “Doutrina com Fabulações”, uma iniciativa da editora Allende-Perfil Criativo.

Lopito Feijóo, que a editora numa nota de introdução considera ser um dos mais brilhantes representantes da “nova poesia de Angola, diz que este seu livro é dedicado aos “animais e animenos (selvagens ou domésticos) culpados pela desgraça dos povos de Angola”.
Com prefácio de Tomás Lima Coelho, o livro foi lançado na Biblioteca Palácio dos Coruchés, na capital portuguesa, no decorrer da 2ª edição da tertúlia denominada “Angola: o papel do escritor”, que juntou vários intelectuais nacionais residentes em Portugal, que aproveitaram a oportunidade para discutir o actual momento da literature angolana.
Nascido em Malanje a 29 de Setembro de 1963, João André da Silva Feijó assume-se, segundo disse no evento, como “deputado reformado” da Assembleia Nacional que enveredou pela poesia depois de recusar vários cargos de responsabilidade no aparelho de Estado.
Exerceu já o cargo de Secretário de Relações Internacionais da União dos Escritores Angolanos e é membro da Associação Portuguesa de Poetas e presidente da Sociedade Angolana do Direito de Autor. É, também, membro fundador da Academia de Artes, Letras e Ciências do Estado brasileiro de Rio Grande do Sul, onde ocupa a cadeira número 1 para estrangeiros.
Também é membro da Academia Brasileira de Poesia, da Internation Poetry, nos EUA, e Maison Internationale de la Poesie, de Bruxelas.
Tem livros traduzidos para francês, inglês e italiano e publicação dispersas por jornais e revistas em Angola, Portugal, França Espanha, Brasil, Estados Unidos da América, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Nigéria.
Está reportariado na 10ª edição do International Directory of distinguished leadership (2004-2005), do American Biographical Institute e no Dicionário de Autores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (1997).

Tempo

Multimédia