Cultura

Lopito Feijóo lança livro em Portugal

O poeta e crítico literário Lopito Feijóo encontra-se na cidade portuguesa da Póvoa de Varzim, a participar desde sábado até ao próximo dia 27, na 20ª edição do festival literário Correntes d’Escritas, onde quarta-feira lança o livro “Experimentais Poépicos”.

Ilustração da capa no novo livro do escritor e crítico Lopito Feijóo
Fotografia: Dr

A cerimónia de lançamento do livro “Experimentais Poépicos”, acontece na “Sala Geografia” das Galerias Euracini-2, com apresentação a cargo do escritor José Alberto Marques, considerado pela crítica como sendo o “pai” do Experimentalismo português.
O livro, editado pela Editora das Letras, conta com uma centena de textos poéticos e traz um prefácio assinado pelo poeta experimentalista e crítico português Fernando Aguiar, para quem, “falar de ‘Experimentais Poépicos’ é abordar uma obra complexa, de múltiplas vertentes e variados ritmos que o livro convoca à medida que é lido. No aspecto formal, é escrito através de poesia verbal, verbo-experimental, experimental ou prosa poética, recorrendo Lopito Feijóo K. à configuração expressiva que mais se adequa ao que pretende transmitir, sem a preocupação de uma conceptualidade estilística pré-definida. O que potencializa a já de si complexa riqueza temática e expressiva desta significativa colectânea de poemas”.
Ainda de acordo com a programação, no dia 22, Lopito Feijóo encarrega-se da apresentação do inédito livro de poemas intitulado “As Gargalhadas de Mestre Juju” da escritora Goretti Pina, santomense residente em Lisboa há cerca de duas décadas.
A cerimónia oficial de abertura da 20ª edição do festival literário Correntes d’Escritas, na qual participam também os escritores angolanos Manuel Rui Monteiro, Ondjaka e Paula Tavares, realiza-se amanhã, às 11h00, e será presidida pelo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
O Festival Correntes d’ Escritas, decorre anualmente na Póvoa de Varzim e é considerado o maior e mais antigo evento literário realizado em Portugal e reúne nesta edição cerca de 150 escritores do mundo de expressão Ibérica contando com mais de 40 lançamentos de obras literárias inéditas.

Tempo

Multimédia