Cultura

Lopito Feijóo participa em encontro no Brasil

O escritor Lopito Feijóo é um dos participantes ao primeiro Encontro Internacio-nal  com Escritores Africanos que se realiza no domingo, no Centro Cultural Olido, em São Paulo, Brasil.

escritor angolano é um dos convidados ao encontro literário
Fotografia: Paulino Damião| Edições Novembro

A iniciativa, que visa dar a conhecer a África através da literatura, uma organização da TM Editora e da Secretaria de Cultura da  Prefeitura do estado de  São Paulo, reúne  escritores de Angola, Cabo Verde, Camarões, Congo, Moçambique e Nigéria.
Consta da programação do encontro, além das apresentações dos escritores africanos, lançamentos de livros inéditos em português, declamação de poesia, apresentação de peças de teatro e musicais africanas, com participação especial da cantora camaronesa Madelene Ekani, bem como a realização de um designado “Almoço da família africana” com a degustação de pratos típicos do continente.
Em declarações ao Jornal de Angola o escritor Lopito Feijóo disse que se propõe “abordar numa comunicação aos presentes, a experiência de quase uma década de forte aproximação a outros escritores africanos, principalmente residentes na diáspora.”
João Kanda,  afecto à organização do encontro, disse que “esta iniciativa cultural é o resultado da necessidade de redignificar a presença africana no Brasil, reconstruir o seu imaginário e celebrar as conquistas actuais dos afrodescendentes”.
Assim o encontro, acrescentou João Kanda, vai proporcionar um contacto directo entre os agentes culturais e escritores africanos que, por meio da literatura, abordam sobre os africanos.

Tempo

Multimédia