Cultura

Luanda acolhe festival de humor

Mário Cohen

A I edição do Festival Internacional de Humor, “Tuzeyele”, abre as portas ao público no dia 26 de Outubro, pelas 16h00, no Centro de Conferências de Belas (CCB), em Luanda, com a participação de humoristas angolanos, brasileiros, portugueses e moçambicanos.

Kotingo é um dos comediantes convidados para esta edição
Fotografia: DR

Entre os convidados estrangeiros o destaque vai para os humoristas Fábio Lins e Marcela Tavares (Brasil), Rui Xará e João Seabra (Portugal), assim como Hélio Mayya Dzive e Borges Makuakua (Moçambique). 

De Angola, explicou Venâncio Vicente, um dos responsáveis, participam Kotingo, além de outros jovens talentos a despontar no mercado nacional, como Agente Formiga. A actividade, adiantou, é uma iniciativa da Mídia Mais, criada com o objectivo de promover as artes, através do humor, com comediantes de outros países.“O festival surge de um sonho que durou sete anos para se materializar”, contou. 

O festival, acrescentou, vai ser, doravante, realizado anualmente com a participação de comediantes nacionais e internacionais, com maior enfoque para os da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). “Queremos incentivar os artistas da comunidade, em especial os jovens talentos, muitas das vezes sem oportunidade de mostrarem todo o potencial”, aclarou.

Para Venâncio Vicente, o festival é uma oportunidade para impulsionar a carreira de muitos comediantes, que ainda não têm a devida notoriedade, apesar dos anos dedicados a esta arte. “O festival pode incluir também alguns músicos. O programa de actividades inclui ainda um seminário sobre a ‘Manutenção dos Espaços Verdes da Cidade de Luanda’, pelo facto de um dos focos ser o combate ao lixo.

Em relação à próxima edição, o responsável informou que Portugal e Moçambique apresentaram propostas para acolher a II edição do festival o próximo ano. Com a participação de 30 humoristas, dos quais 25 já confirmaram as suas presenças, o festival tem a duração de cinco horas.

Tempo

Multimédia