Luanda ganha espaço artístico

Mário Cohen |
19 de Dezembro, 2015

Fotografia: Paulino Damião

Um conjunto de 21 quadros de pintura e escultura de artistas angolanos e estrangeiros está patente desde quinta-feira na exposição colectiva da GaleriaMov’Art, localizada no piso térreo das Torres Dipanda, no largo da Independência, em Luanda, um espaço cultural inaugurado no mesmo dia.

As obras expostas até final de Janeiro são dos artistas Januário Jano, Ihosvanny Cisneros, Ana Silva, Rodolphe Bouquillard, Nelo Teixeira, Lola Keyezua, Maura Faria, Paulo Kussy, Valentim Quaresma, Cristiano Mangovo, Muamby Wassaky, Luís Carvalho e Mariana Dias Coutinho, e foram produzidascom técnica mista sobre tela e escultura em granito.
A directora artística do projecto, Sónia Ribeiro, disse ao Jornal de Angola que os artistas nacionais ganharam, com a Galeria Mov’Art,um espaço de qualidade para mostrarem as suas criações e para troca de conhecimentos e interacção com os amantes das belas artes.
Sónia Ribeiro frisou que o projecto tem uma vertente específica de pesquisa centrada nas questões do urbanismo, migração (pessoas, objectos e ideias), identidade, memória e registo. A responsável do projecto garantiu que o espaço, apesar de pequeno, vai ajudar a desenvolver e promover o trabalho de artistas nacionais.
“A sala surge a pedido de muita gente que queriaum espaço físico onde amigos pintores pudessem mostrar e desenvolver os seus trabalhos. A nossa actividade é fundada na excelência em três áreas de actuação que interagem na elaboração dos nossos projectos e conferem domínio, dinamismo, inovação e qualidade às nossas acções”, disse.
Sónia Ribeirotrabalha no mundo das belas artes há seis anos. A residir em Angola há dois anos, já produziuno país mais de uma dezena de exposições. Criada com foco em novas possibilidades de trabalho que a Cultura e a Arte Contemporânea angolana suscitam, a Galeria Mov’Art presta serviços de consultoria em Arte Contemporânea, desenvolve e promove projectos artísticos e apresenta toda a  gama profissional de serviços  complementares, tais como a catalogação profissional  de acervos, análise e avaliação de colecções  de arte, reservas técnicas e restauro de obras de arte.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA