Luanda tem Cinema Móvel

Mário Cohen |
27 de Setembro, 2014

Fotografia: Domingos cadência

A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, inaugurou na quinta-feira, no Largo da Independência, em Luanda, o projecto Cinema Móvel, uma iniciativa conjunta com a empresa Tondinha & Irmãos e que tem por objectivo levar o cinema educativo às comunidades.

Na ocasião, Rosa Cruz e Silva salientou que esta iniciativa vai permitir que as comunidades tenham acesso ao cinema e criar espaços de lazer e entretenimento às crianças e jovens.
A ministra sublinhou que a intenção é exibir filmes educativos que transmitem conhecimentos, de maneira a completar as tarefas do Executivo, através dos Ministérios da Educação e da Cultura, no cumprimento do programa de formação das comunidades.
Elevar o nível cultural e aumentar o grau de conhecimento da comunidade através da exibição de filmes é um dos objectivos do projecto, disse a ministra, para quem o cinema é um instrumento poderoso para se alcançar este propósito.
A cerimónia de inauguração do Cinema Móvel foi marcada pela exibição de um documentário sobre a vida e obra de António Agostinho Neto.
Para o director-geral do Instituto Angolano de Cinema, Audiovisual e Multimédia (IACAM), Pedro Ramalhoso, esta iniciativa visa a promoção do cinema no país e tem a grande vantagem de levar o cinema às populações, apesar de não substituir as salas de cinemas. O Cinema Móvel vai complementar a escassez de salas para exibição de filmes no país, uma vez que o Ministério da Cultura tenciona reabilitar as que se encontram em mau estado de conservação.
Paulo Afonso Jacinto, director-geral da Tondinha & Irmãos, disse que a intenção é desenvolver o projecto em todo o país, com a exibição de filmes educativos para ajudar na construção de uma nação sã. “Penso que é também nosso dever, enquanto empresários e parceiro do Executivo, desenvolver esforços para o desenvolvimento cultural e económico do país”, disse.
O carro do Cinema Móvel tem capacidade para albergar 40 pessoas sentadas.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA