Lubango é palco de festival provincial


17 de Agosto, 2014

Fotografia: Paulino Damião |

Um festival provincial de teatro decorre desde a semana passada, na cidade do Lubango, no âmbito das Festas da Nossa Senhora do Monte, numa iniciativa da Associação Provincial de Teatro.

A actividade cultural decorre sob o lema “A cultura fortalece a nação, mais cultura, mais Angola” e reúne sete grupos teatrais da província, Luzes ao Palco, Horizontes de Vida, Nossa Senhora de Fátima, Orquídeas, Vozes de Momento, Ondjila e Molãs do Tchioco.
O representante da associação cultural da Huíla, Augusto Antero, informou que o festival vai decorrer durante três semanas no auditório da emissora local da Rádio Nacional de Angola.
“Os bilhetes de acesso custam 500 kwanzas para permitir que maior número de pessoas assista ao espectáculo. Neste momento, todas as condiçõe já estão criadas”, afirmou.
O festival vai atribuir prémios à melhor representação, melhor actuação, melhor actor, melhor actriz e dicção.

Formação de actores

Um total de151elementos com actividade no teatro recebeu formação durante o primeiro semestre deste ano, sobre criação e apresentação teatral, numa acção promovida pela Direcção provincial da Cultura na Huíla.
A informação foi avançada no Lubango pelo director daquela instituição, José da Costa Gaspar, quando fazia o balanço das actividades desenvolvidas pelo sector que dirige durante o último semestre.
No mesmo período foram realizadas várias actividades de formação com seis grupos de dança, feito o levantamento de dados sobre os monumentos e sítios em vários municípios e foi actualizada a lista do património cultural inventariado da província.
José da Costa Gaspar referiu que o seu pelouro elaborou um projecto que prevê a construção, a seu tempo, dos memoriais do Rei Ngola Kiluanje e da Rainha Njinga Mbande, assim como de uma biblioteca provincial.
Foram feitos projectos para a criação de uma Feira do Artesanato, Casa da Cultura e Arquivo Histórico, destinados a incentivar e exibir a produção dos músicos, artesãos, escultores, pintores e actores.
As duas iniciativas estão enquadradas no âmbito actividades culturais que antecedem a realização da segunda edição do Festival Nacional de Cultura, que se realiza em todo o país de 30 deste mês a 20 de Setembro.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA