Cultura

Lunda Sul elege divas

João Salvo | Saurimo

A província da Lunda Sul elegeu, ontem, em Saurimo, dez divas como incentivo para reconhecer o envolvimento da mulher em todas as esferas da vida, numa gala animada pelo cantor Gabriel Tchiema.

A eleição ocorreu no Cine Chicapa, promovida pelo grupo Txi Festa, em parceria com a direcção provincial da Família e Promoção da Mulher. Além de Gabriel Tchiema, a gala teve, também, a participação de CEF, Strogue e o grupo Classe Dinâmica.
Com casa cheia e devidamente organizada com todos os requintes, os organizadores distinguiram as candidatas Osvalda de Matos, como diva da Banca, Hortênsia Miguel, da Saúde, Etelvina Jamba, da Educação, Adélia Wendo, como doméstica, Guilhermina Luísa e Maria Sónia, camponesas.
Também foram distinguidas Yana Mingas, Rosto Popular, Lar Calupeteca, em Jornalismo, Madalena Caji, da Mineiração, e Esperança Bengo, das Forças Armadas Angolanas. Foram eleitas também Rita Alfredo, da Segurança pública, e Albertina Helena, de Departamentos públicos. O processo de votação foi feito nas redes sociais.  Segundo a directora da Família e Promoção da Mulher, Natália Iculo, a eleição visa reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelas mulheres em distintos sectores da vida, além de homenagear a mulher doméstica e camponesa.
 O vice-governador da Lunda Sul, para o sector Técnico e Infra-estruturas,  António Jorge Teixeira, que presidiu o evento, em representação da governadora Cândida Narciso, considerou a mulher angolana uma das principais forças vivas para o desenvolvimento harmonioso da sociedade.
“A mulher esteve sempre presente em todas as etapas da história do país, desde a sua participação na luta armada de libertação nacional, na conquista da independência, da Paz e da reconciliação nacional, na defesa da soberania e da integridade territorial”, razão pela qual defendeu a necessidade de felicitar todas as mulheres angolanas, em particular as da Lunda Sul.

SAPO Angola

Tempo

Multimédia