Maestro actua com Kaposoka

Francisco Pedro |
29 de Outubro, 2015

Fotografia: Paulo Mulaza

O maestro e pianista italiano Lorenzo Turchi-Floris realizou na noite de terça-feira, no Memorial Agostinho Neto, em Luanda, uma serenata musical, acompanhado da soprano Carolina Ida Domenica Mattioda e da orquestra angolana Kaposoka.

Antes de tocar vários trechos, Lorenzo Turchi-Floris alternava a execução musical com a explicação sobre as principais características de cada uma das músicas interpretadas, como a harmonia, melodia, tempo, ritmo, conteúdo das letras e toda a envolvência acerca da composição.
Também fez uma incursão sobre o surgimento da música clássica, tendo afirmado que provém dos cantos gregorianos, recolhidos nos anos 800 e 900. Com a Orquestra Kaposoka, o maestro italiano orientou a interpretação de “Si, mi chiamano Mimi da La Bohème”, tema de Giacomo Puccini, e “Vaga luna che imargenti”, de Vincenzo Bellini.
Lorenzo Turchi-Floris executou temas dos compositores italianos Giovanni Battista Pergolesi, Gioacchino Rossini, Vincenzo Bellini, Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Eduardo Di Capua. Revisitou ainda composições alemãs de Mozart e Handel.
A cantora lírica Carolina Ida Domenica Mattiola foi uma das atracções da noite, além da Orquestra Kaposoka. Frequentou os cursos de canto lírico no Conservatório  Verdi, em Turim. Em Setembro de 2009  fez um mestrado com uma tese sobre “Bodas de Fígaro”, de Mozart. O concerto, que teve a duração de duas horas, contou com a adesão do público, entre nacionais e estrangeiros, que quase lotou as duas salas de espectáculo do Memorial Doutor Agostinho Neto.
O maestro italiano, ao agradecer à Embaixada da Itália, por ter organizado o concerto, reconheceu que o intercâmbio artístico é salutar, mas “é mais importante a presença do público, que espelha a vontade dos povos de Angola e da Itália em manter viva a aprendizagem de música clássica”. Lorenzo Turchi-Floris trabalha com a Orquestra Kaposoka há mais de dois anos, e  colabora em festividades organizadas pela Embaixada da Itália.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA