"Mambos da Banda" chega às províncias

Manuel Albano
26 de Setembro, 2014

Fotografia: Kindala Manuel

O melhor do humor feito pelos Tunezas ao longo destes anos vai ser apresentado ao público amanhã, a partir das 8h00, no supermercado Marivel, no Lubango, numa sessão de venda e assinatura de autógrafos do DVD “Mambos da Banda”, que é seguido de um espectáculo no Kopus Club.

No domingo, o grupo vai realizar uma outra sessão de lançamento, à mesma hora, no Mercado Municipal do Namibe. Depois da apresentação do DVD, também realizam um concerto no Cine Namibe.
Daniel Vilola “Costa”, um dos elementos do grupo disse ontem, ao Jornal de Angola, que o DVD, produzido pela LS Republicano, é uma compilação das gravações do “Mambos da Banda”, exibidos na Televisão Pública de Angola (TPA). “São cenas de humor feitas com base na vida quotidiana dos angolanos, e do comportamento aos costumes dos vários estratos sociais que existem no país”, esclareceu.
O conteúdo do DVD, que tem a duração de três horas, é uma forma de satirizar algumas atitudes erradas. “Apesar de o humor ser uma das características principais do grupo, cada uma das cenas é uma chamada de atenção à sociedade para estas novas tendências e os seus perigos”, disse, acrescentando que o grupo usa essa mesma forma nos seus outros programas, como “Fora de Série”, “Coisa doída” e “Blá blá blá com os Tuneza”.
A grande procura do DVD, no país e no estrangeiro, levaram o grupo a iniciar uma digressão para o apresentar em várias localidades. “Sentimos que estamos a fazer um trabalho digno, no qual as pessoas conseguem identificar -se e aprender algo com cada um dos assuntos abordados”, adiantou o humorista.
Aspectos caricatos do quotidiano e o comportamento da juventude angolana são os enredos dos espectáculos de humor que o grupo vai apresentar este fim-de-semana na sua digressão à Huíla e Namibe. A ideia, disse, é “brincar” com os vários temas da actualidade e o comportamento de algumas personalidades angolanas conhecidas, assim como determinadas datas históricas e a sua importância.
Os problemas frequentes nos relacionamentos, a perda dos valores morais na sociedade, o consumo excessivo de álcool, a questão da ignorância e a importância de se recuperarem os velhos hábitos, são temas fundamentais hoje, que merecem ser vistos de outra perspectiva para criar a “faísca” da mudança. “O grupo tem uma agenda bastante preenchida até ao final do ano”, referiu o artista, que dá vida à personagem “Tio Magalhães”.

Humor no Coliseu

O porta-voz do grupo de humor angolano explicou que no sábado passado os Tunezas actuaram em Portugal, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, onde conseguiram medir um pouco da sua aceitação entre o público português.
“Sabemos que o grupo é muito querido pelo admiradores, mas nunca pensámos esgotar o Coliseu dos Recreios e ver as piadas fazerem rir tantas pessoas. É um bom sinal. Mostra que estamos a conquistar, a cada dia, mais e novos mercados e que a mensagem transmitida pelo grupo está a chamar a atenção das pessoas”, acrescentou o humorista.
O espectáculo, esclareceu, teve a duração de duas horas. “Fizemos inovações, tal como nas últimas actuações do grupo, onde incluímos não só anedotas, mas também toques de dança e canto, para criar maior interacção com a plateia”, explicou.
O comediante Nilton e o músico Don Kikas foram os convidados especiais do espectáculo. “Foi um momento ímpar. Aproveitámos o momento para fazer uma trajectória sobre a história do país e divulgar os progressos que Angola tem alcançado, em diversos sectores, com a Paz”, sublinhou.
Um cenário com vários símbolos nacionais foi montado para o espectáculo, no qual ainda se destacaram estátuas do Rei Mandume e da Rainha Ginga Mbande. Os bilhetes esgotaram em três dias. “Foi um espectáculo dinâmico e já recebemos novos convites para regressar a Portugal no próximo ano”, destacou.
O grupo gostava de realizar no próximo ano espectáculos nos países de língua portuguesa, principalmente em Cabo Verde, Brasil, Portugal e Moçambique. 
Composto pelos actores Daniel Vilola, Orlando Rodrigues, Gilmário Vemba, Cesalty Paulo e José Chieta, os Tunezas são um dos grupos de humor mais bem sucedido nos últimos  anos no mercado angolano.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA