Cultura

Manguxiandu leva arte a alunos do Icolo e Bengo

A edição 2019 da Temporada Infanto-Juvenil Manguxiandu, do projecto homónimo, decorre desde terça-feira até ao próximo dia 3, nas escolas do município de Icolo e Bengo, numa parceria entre o Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto (CCAANeto), em Catete, e o Atelier d’Artes Lucengomono.

Alunos da Escola Gaspar de Almeida em momento de leitura
Fotografia: DR

Realizada anualmente desde 2013, a Temporada Manguxiandu é dedicada a crianças e jovens, tendo como cartão de visita as bibliotecas móveis, acompanhadas de leituras animadas, contadores de estórias, trova, poesia, teatro, conversa sobre literatura e leitura, debate sobre a indústria do entretenimento infantil e uma conversa livre sobre a vida e obra do Fundador da Nação, António Agostinho Neto, através da sua obra artística.
O projecto visa ocupar os tempos livres das crianças e jovens de Icolo e Bengo e contribuir para a construção da personalidade da criança, sem, no entanto, interromper o curso normal das aulas. Fomentar o gosto pelo livro e pela leitura, assim como o prazer pelas artes e espectáculos, como processos de cidadania activa, são outros objectivos do projecto Manguxiandu.
A cerimónia de encerramento da temporada, no dia 3 de Maio, pelas 14h30, no Instituto Km 44, vai contar com um momento artístico, antecedido de um debate sobre a indústria do entretenimento infantil e uma oferta de 800 livros para apetrechar a biblioteca do referido instituto.
A abertura oficial do ano Artístico-Cultural’2019 do CCAANeto aconteceu no dia 15 de Fevereiro, com o Laboratório - o mundo dos sonhos da criança, que ontem encerrou, no anfiteatro do centro, tendo as crianças, formadas em Teatro, num total de 100, dança (125), Poesia e Declamação (50), apresentado performances com diversas tipologias de leitura.
A didáctica deste laboratório é estruturada num trabalho concentrado para desenvolver, conhecer e gerir as próprias emoções e as dos outros e utilizá-las como instrumento comunicativo.

Tempo

Multimédia