Cultura

Manuel Rui apresenta antologia no México

Roque Silva

“Um comba e outros contos” é o título da antologia de Manuel Rui, que  é lançada na 32ª edição da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no Mexico, a decorrer  entre o próximo dia 24 e 2 de Dezembro.

Escritor angolano participa na Feira do livro de Guadalajara
Fotografia: Paulino Damião | Edições Novembro

Uma nota de imprensa divulgada pela organização  que o escritor  vai apresentar o livro no acto de abertura da feira, que conta com a presença de mais de 40 artistas lusófonos.
Além da apresentação da obra, o cronista, crítico e ensaísta vai participar em conferências sobre literatura em algumas universidades da Cidade do México, no Distrito Federal, e em Xalapa, capital do estado de Veracruz.
O livro “Um comba e outros contos”, que foi editado pela mexicana Veracruzana, tem 10 contos extraídos dos livros “De Regresso adiado”, lançado em 1973, “Sim Camarada!”, em 1977, e “Um morto & os vivos”, em 1992.
Em “De Regresso adiado”, foram extraídos os contos, “Mulato de sangue azul”, “O aquário”, “Com ou sem pensão”, “Em tempo de guerra não se limpam armas” e “O churrasco”. Da obra, “Sim Camarada!”,  constam “O último bordel” e “Duas rainhas”, enquanto do livro, “Um morto & os vivos” foram seleccionados “O rei dos papagaios”, “A grade” e “De um comba”.
A Feira Internacional do Livro de Guadalajara é o encontro editorial mais importante da Ibero -América, e o segundo no mundo do ponto de vista editorial, segundo o site da organização. Ela agrega a presença de artistas e autores de todos os continentes e línguas, numa mostra da identidade cultural e criativa mundial, em que se destacam áreas como a literatura, sua coluna vertebral, artes visuais, música, cinema, artes performativas, ciência, turismo e indústrias culturais e criativas. Nela, participam autores, agentes literários, bibliotecários, livreiros e editoras.
A edição deste ano tem Portugal como convidado de honra, país que participa no evento com o tema, “O Futuro é a Aurora do Passado”.
Fundada pela Universidade de Guadalajara, é uma feira para profissionais, apesar de ser concebida como um festival cultural, com um espaço para discussão académica dos grandes temas da actualidade.


Tempo

Multimédia