Cultura

Manuel Ventura expõe obras

Roque Silva

“Kuku. Transcendência e Metamorfose. 2ª via” é o título da exposição do artista plástico Manuel Ventura, que está patente até ao próximo dia 30, na galeria do coleccionador Hélio Pegado, na Ilha do Cabo, junto ao Posto de Emissão de Bilhete de Identidade, em Luanda.

A mostra, inaugurada há uma semana, comporta 30 quadros, uma instalação e gravuras, manufacturadas com as técnicas de linogravura e xilogravura, algumas das quais inéditas, boa parte integrou uma exposição realizada este ano pelo artista. Nas propostas apresentadas pelo artista, sob curadoria de António Camuto, é feito um tributo aos africanos que viveram três gerações, por serem símbolos de protecção das comunidades em que estão inseridos.
Manuel Ventura disse, ao Jornal de Angola, que dedica “as gravuras e a instalação àquelas pessoas, que segun-do a tradição em algumas regiões do continente africano, o espírito permanece mesmo depois do desaparecimento físico”.
“Kuku. Transcendência e Metamorfose. 2ª via” é a segunda exposição indivi-dual do artista e é sequência da mostra homónima que Manuel Ventura realizou em Maio, no Camões - Centro Cultural Português.
Manuel Ventura nasceu em Luanda, onde estudou na Escola Nacional de Artes Plásticas, entre 2000 e 2003.

Tempo

Multimédia