Maratona dos Artistas em dimensão nacional

Roque Silva |
23 de Dezembro, 2015

Fotografia: Paulino Damião

O projecto de promoção das artes “Maratona dos Artistas” passa a ter dimensão nacional em Fevereiro, com a realização de exposições e vendas de artefactos culturais na província de Benguela.

A iniciativa foi abraçada pelo Governo da Província de Benguela que pretende dinamizar o mercado das artes plásticas, através da divulgação dos trabalhos dos artistas locais em espaços públicos.
A “Maratona do Artista” vai ter periodicidade trimestral a nível nacional e a segunda edição de Luanda acontece em Março, avançou a mentora da iniciativa. A primeira edição realizada na Baía de Luanda reuniu, em dois dias, mais de 50 artistas com destaque para a presença de pintores, escultores, artesãos, músicos, dançarinos e grupos de teatro da nova geração. A artista plástica Maria Monteiro “Zinha” considerou a iniciativa uma verdadeira montra da arte dos novos talentos.
A “Maratona dos Artistas” foi positiva, disse a artista ao Jornal de Angola, visto que “permitiu aproximar artistas com pouca visibilidade aos apreciadores de arte”.
Zinha manifestou ainda preocupação pela ausência de artistas plásticos consagrados no projecto.
Segundo a artista plástica, o distanciamento dos “mestres das artes” em iniciativas de promoção cultural podem perigar o desenvolvimento.
Zinha nasceu no município da Caála, Huambo, e já participou em várias exposições colectivas em Angola. Em 2014 foi convidada a participar no projecto artístico mural do Rocha Pinto, onde apresentou vários trabalhos ligados à preservação da natureza.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA