Cultura

Maria da Piedade destaca a valorização da música

Mário Cohen

O contributo da classe artística na promoção, valorização, divulgação e internacionalização da música angolana foi destacada quarta -feira - 30 - de Maio, em Luanda, pela Secretária de Estado da Cultura Maria da Piedade de Jesus, no final de uma audiência concedida aos responsáveis da LS Republicano e a alguns artistas integrantes do projecto Team do Sonho, dentre  estes os músicos moçambicanos Claúdio Ismael e Mr. Brow e o produtor Faizal António.

Secretária de Estado da Cultura recebeu a oferta das mãos do produtor Faizal António
Fotografia: Maria Augusta | Edições Novembro

Maria da Piedade de Jesus, que elogiou a participação no Volume III do projecto “Team de Sonho” de dois músicos moçambicanos, garantiu que o intercâmbio cultural entre Angola e Moçambique está no bom caminho e é vantajoso pelo facto dos dois países falarem a mesma língua.
O mercado musical angolano, disse o Secretário de Estado da Cultura, não está só aberto aos artistas nacionais, mas, também,  aos cantores de outros países que pretendem apresentar o seu produto musical em Angola.
Maria da Piedade de Jesus aproveitou a ocasião para reafirmar o apoio institucional do Ministério da Cultura ao projecto da LS Repu-
blicano “Team de Sonho”, que já vai no seu Volume III,  cuja apresentação oficial aconteceu no dia 27 de Maio, em Saurimo, Lunda-Sul, durante uma sessão de vendas e assinatura de autógrafos, na portaria da Rádio Lunda-Sul.
O empresário musical moçambicano, Faizal António, aproveitou a oportunidade para oferecer ao Ministério da Cultura, na pessoa da  Secretária de Estado Maria da Piedade de Jesus, uma colectânea composto por quatro discos de ouro de músicos moçambicanos e uma obra de escultura produzida em pau preto.
Relativamente a oferta dos bens culturais, a governante disse ser uma honra para o Ministério da Cultura receber tal oferta muito valio-sa para a cultura moçambicana, uma vez que a obra de escultura representa a beleza da mulher africana, esculpida em pau preto.
O representante da LS Republicano, Nino Republicano, ofereceu algumas có-pias do CD “Team de Sonho” Volume III, autografados na hora pelos músicos Big Nelo, Kyaku Kyadaff, Cef e os mo-çambicano Cláudio Ismael e Mr. Brow.
Nino Republicano afirmou que o “Team de Sonho” é um projecto que trabalha para mostrar Angola ao mundo, razão pela qual procura integrar artistas de outras paragens, como aconteceu neste terceiro volume, tendo acrescentado que por meio da música é o melhor que podem fazer para reforçar a divulgação da imagem de Angola no exterior.
O músico Big Nelo, coordenador do projecto, explicou que o Volume III está mais requintado em relação aos dois primeiros volumes, por ter maior número de artistas participantes e comportar 30 temas.
Big Nelo frisou que este recente álbum “Team de Sonho” tem participações de músicos que não fazem parte da produtora LS Republicano, como são os casos de Nerú Americano, Filho do Zua, Preto Show e Bambila, assim como participa pela primeira vez um veterano do semba, Calabeto.
O projecto musical, disse o coordenador, é uma união entre cantores de várias ge-rações e de diferentes estilos musicais. Adiantou que está previsto para sábado, na Praça da Independência, uma sessão de venda e assinatura de autógrafos e, no domingo, no Shopping Xiamy.
O projecto “Team de Sonho” Volume III,  além de Luanda, vai ser apresentado em algumas províncias do país, estando previsto para o dia 24 de Junho, uma sessão no Huambo e no dia 6 de Julho, na província do Uíge. No dia 8 de Julho, o projecto vai à cidade de Mbanza Kongo, no dia 18 de Agosto, na cidade do Lubango e, no dia 5 de Setembro, na cidade do Lobito. Em Outubro, a LS Republicano realiza um espectáculo de apresentação do disco em Luanda.
“Dois grandes espectáculos estão agendados para os dias 27 e 28 de Outubro, na cidade de Maputo, onde vamos também realizar uma sessão de venda e assinatura de autógrafos para o povo moçambicano”, disse Big Nelo.

Tempo

Multimédia