Cultura

Mariachis entretêm fãs durante a quarentena

A música barulhenta, geralmente tocada em comemorações, irrompe agora nas ruas, estranhamente silenciosas, de Bogotá, a capital da Colômbia, com a actuação dos mariachis.

Músicos colombianos têm procurado saída da crise
Fotografia: DR

Apesar da quarentena de dois meses que os colombianos estão a viver, os músicos que tocam o género mexicano tradicional estão a levar violões, trompetes, violinos, alto-falantes e microfones às esquinas e a aceitar gorjetas de moradores encantados que dançam nas varandas das casas.

A pandemia e o isolamento tinham afastado os músicos do trabalho habitual, disse o líder da banda, Hubert Ramírez, ontem, à Reuters. “Estávamos confinados, então decidimos sair, alegrar as pessoas e receber o apoio delas. É assim que atravessaremos esta situação”, disse.

“Não há mais dinheiro para comprar comida, muito menos pagar o aluguer”, disse Hubert Ramírez, acrescentando que tocar nas ruas está a ajudar com algumas contas. “Tem corrido melhor do que esperávamos”. Moradores surpresos muitas vezes gravam as serenatas com os celulares, e alguns cantarolam as músicas. “Acho que é um sopro de ar fresco durante esta situação e tem tirado as pessoas de casa, do isolamento social”, disse a moradora Maria Elena Mondragon”.

Tempo

Multimédia