Marilyn Monroe e Madonna reinventadas


4 de Setembro, 2014

Fotografia: AFP

A actriz Marylin Monroe e a cantora Madonna, musas da cultura pop dos últimos 60 anos, estão representadas pela primeira vez juntas na exposição“M - de Marilyn à Madonna”, com 46 obras, expostas em São Paulo(Brasil) até sábado.

“A ideia é trazer uma ‘mix’ de técnicas e estilos para homenagear as artistas. No mês de Agosto comemoraram-se 36 anos da morte de Marilyn e foio mês do aniversário de Madonna”, explicou à agência espanhola EFE o idealizador da exposição, André Ferrari.
A mostra tem pinturas acrílicas, colagem, imagens de computação gráfica e tecidos que reinterpretam as imagens das artistas, priorizando os rostos, olhares e trejeitos emblemáticos das duas “divas”.
Uma delas é a imagem em preto e branco do rosto de Marilyn, apenas com a boca destacada em vermelho, a frente da emblemática pintura de Madonna a fumar, muito parecida com a actriz. As duas obras são do artista SamiAkl, reconhecido no Brasil por pintar celebridades.
Segundo Ferrari, as obras unem os detalhes que aproximam e assemelham a carreira das duas divas, com releituras de fotos clássicas e novas em criações feitas exclusivamente para a exposição, patente na galeria Roberta Britto, no centro de São Paulo.
“A exposição chama a atenção por estar na Óscar Freire, a rua do glamour paulista, ideal para receber as obras das grandes ícones pop aclamadas em diferentes épocas”, comentou Ferrari. Nas peças, os artistas destacam a exuberância, a polémica e a sensualidade das musas, numa abordagem contemporânea, com novos elementos artísticos e técnicas exclusivas. A exposição está aberta ao público até sábado. As obras são, depois, vendidas e parte do dinheiro arrecadado é entregue à organização não governamentalbrasileira Banco de Alimentos, que promove o combate à fome e ao desperdício alimentar.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA