Mártires do Kuito revistos em palco

Roque Silva |
25 de Junho, 2016

Os heróis da resistência da célebre batalha do Kuito são recordados em mais uma edição do Festival de Teatro, que decorre desde ontem, até amanhã, no Cine Sporting, no município do Kuito, Bié.

O festival, de  carácter não competitivo e que tem a participação de 12 grupos, foi aberto pelo grupo Olombangui, organizador da iniciativa, com a peça “Amor e ódio.”
O drama, escrito por Jacob Wilson e encenado por Hermenegildo Buta, fala de um casal de jovens apaixonados, em que o ciúme se transforma em ódio e vence o amor que um sente pelo outro.
No espectáculo, com 65 minutos, Rosa e Rufino que são casados há anos, vivem mergulhados na angústia devido ao ciúme, até que o parceiro decide matar a esposa.
Seguiram-se os espectáculos dos grupos de teatro Efefitikilo, do Huambo, Mwene Mukuva (Cuando Cubango) e INE Marista (Bié).
Um total de quatro espectáculos são apresentados por dia no festival, sendo que a organização distingue o melhor da noite com um diploma de mérito. Os grupos reúnem hoje para analisar a realidade do teatro em cada uma das províncias representadas no festival, durante um encontro de troca de experiências.
O professor de História, Bonifácio Inácio, disserta uma palestra sobre “Os mártires do Kuito.”
O grupo Nguizane Tuxicane apresenta, hoje, às 19h20, no Cine Sporting, no Bié, o espectáculo “Cassinda não volta atrás”.
O espectáculo conta a história do jovem Cassinda, da localidade do Lunje, que aceita as condições impostas pelo pai da jovem Chissole para que ambos se casem. Cassinda, por amor, assume o compromisso de viver em casa do sogro e ser enterrado vivo, caso este morra antes dele, facto que sucede alguns anos depois.
O dia de hoje reserva, ainda, a apresentação das peças dos grupos Horizontes de Artes, de Benguela, Vozes de África (Huambo) e Viluzia (Cuanza Norte), enquanto amanhã sobem ao palco do festival os grupos Õmala Vetu Veia (Bié), Projecto Vela e Imbondeiro (Luanda) e Tunga Laya (Cuanza Sul).

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA