Cultura

Mayamba Editora lança livro sobre migrações

“Fluxos migratórios em Angola - novos contextos e desafios”, da autoria de Simão Milagres e Lutina Santos, é lançado amanhã às 17h00, na União dos Escritores Angolanos (UEA).

Editado pela Mayamba Editora e Simão Milagres & Lutina Santos, o livro na versão 2ª edição revista e actualizada, vai ser apresentado  pelo professor Afonso Luiekakio.
O livro “Fluxos migratórios em Angola - novos contextos e desafios” tem 172 páginas, pertence à colecção Biblioteca da História e vai estar à venda ao preço de três mil e 500 kwanzas. Luiekakio Afonso, que assina o prefácio, refere que a dinâmica migratória relativamente recente em território angolano continua a caracterizar-se pelo êxodo rural e pela chegada maciça de estrangeiros.
“Se, por um lado, a imigração planificada de trabalhadores chineses, portugueses, brasileiros, entre outras nacionalidades, constitui uma mais-valia para o país nesta fase de reconstrução e de desenvolvimento, não se pode dizer o mesmo relativamente à chegada maciça de imigrantes ilegais, que procuram instalar-se, essencialmente, nos grandes centros urbanos e nas zonas de exploração mineira, sobretudo, diamantíferas.”, lê-se no prefácio.
 “Simão Milagres e Lutina Santos fazem também questão de nos fornecer nesta 2ª edição revista e actualizada, indicadores sobre os custos e as rotas da imigração ilegal, aspectos bastante positivos que podem servir de guia para outros investigadores procurarem explicações para outras causas que potenciam o fenómeno, tal como é o caso de auxílio e do apoio que determinados imigrantes, com destaque para os da República Democrática do Congo, têm recebido das populações locais.”
Simão Milagres dos Santos Tchitungo licenciou-se em Economia, pelo Instituto Superior de Ciências de Administração e Humanas. Exerceu durante muitos anos a profissão de jornalista e ao longo do percurso profissional escreveu para várias publicações nacionais e estrangeiras, com o pseudónimo de Milagres Tchitungo, até iniciar as funções de porta-voz do Serviço de Migração e Estrangeiros.
Lutina Santos é licenciada em Ciências Políticas, pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, é Mestre em Relações Interculturais, pela Universidade Aberta de Lisboa. Entre 2008 e 2013 assinou textos de opinião para o Jornal de Angola, sobre política africana e nacional.  

Tempo

Multimédia