Mayeye Kótukua Tumokena venceu em Cabinda

Leonor Mabiala | Cabinda| Elautério Silipuleni | Ondjiva| VIctorno Matias | Dundo
19 de Fevereiro, 2015

Fotografia: Nicolau Vasco

O grupo Mayeye Kótukua Tumokena, do bairro Lombo Lombo, foi o vencedor do Carnaval de Cabinda, na classe de adultos, ao totalizar 890 pontos.

O grupo Máquinas de Merengue, do bairro Amílcar Cabral, com 872 pontos, ficou na segunda posição.
Em terceiro lugar ficou o grupo Mamonso Ntango, do bairro 4 de Fevereiro, com 755 pontos. O grupo carnavalesco Tunga Nzola, do bairro Comandante Gika, classificou-se em quarto lugar, com 752 pontos.
A jovem Margarida Capita Gomes, do grupo Mamonso Ntango, foi eleita a melhor rainha do Carnaval de Cabinda.
O desfile decorreu no largo da Paz e contou com a participação de 17 grupos. O júri foi presidido por Bartolomeu João e integrou Francisco Angó, Maria Imaculada Dias, Maria das Dores Muendo, Pedro Policarpo e Marlon Ramos Lopes.
A governadora provincial de Cabinda, Aldina da Lomba Catembo, louvou a iniciativa do bloco de animação da Juventude Associada em Movimento, que congregou jovens de vários estratos sociais e mostrou que conhece da cultura nacional.

"Unidos" na Lunda Norte

O grupo Unidos do 1º de Maio, com 104 pontos, foi o vencedor do Carnaval na Lunda Norte, após o desfile realizado no Dundo. Em segundo lugar classificou-se o grupo Ana Rueji, do município do Cambulo, com 95 pontos, e em terceiro o União Kandowa, do município do Lucapa, com 90 pontos.
Exibindo a dança maringa, do estilo candoa, o grupo Unidos do 1º de Maio convenceu o júri pela coreografia, canção, organização e mobilização do público. O desfile teve lugar na Avenida 28 de Agosto, na cidade do Dundo e contou com 26 grupos carnavalescos.

"Vermelho" no Cunene

O grupo Vermelho, do bairro Naipalala, que exibiu o estilo de dança kazucuta, venceu, no Cunene, na classe de adultos, com 580 pontos. Os grupos Ovatekulu vo Hamba, de Namacunde, e Beta Ngo, do Cuanhama, ocuparam o segundo e terceiro lugares.
Segundo o júri, o grupo Vermelho apresentou melhor coreografia, enredo, teatralização, capacidade de mobilização do público, bandeira e indumentária.
O grupo Ovatekulu Vo Hamba, segundo classificado, que teve a honra de abrir o desfile na classe de adultos, em que participaram nove formações, apresentou uma coreografia e cânticos da região.
Felisbela Costa, de 21 anos, do Grupo carnavalesco Vermelho, foi eleita melhor rainha na classe de adultos.
O grupo Ileni Mutale, do município de Namacunde, vencedor da edição 2014,esteve ausente na presente edição do Carnaval.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA