Mel Gibson é homenageado


30 de Junho, 2014

O actor e realizador norte-americano Mel Gibson é distinguido em Julho no Festival de Karlovy Vary, com um Globo de Cristal, em reconhecimento a sua contribuição ao cinema, anunciou o presidente da actividade, Jiri Bartoska.

Mel Gibson é a estrela convidada na abertura da 49ª edição do festival Checo, que vai ser realizado de 4 a 12 de Julho. O cineasta realizou e protagonizou em 1995 "O desafio do Guerreiro", que recebeu cinco óscares, entre eles os de melhor filme e realizador.
Além destes prémios, o actor foi também nomeado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por "A Paixão de Cristo" e "Apocalypto", filme sobre o fim do império Maia, que vai ser projectado em Karlovy Vary durante uma sessão com o público na qual o cineasta, de 57 anos, participa.
O festival vaki ter ainda como destaque a actriz francesa Fanny Ardant, colaboradora há anos do realizador François Truffaut. A francesa pretende ainda apresentar em Karlovy Vary o seu último e até agora terceiro trabalho, "Cadences obstinées".
No festival vão estar, além destes actores, a actriz norte-americana Laura Dern ("Parque Jurássico") e as produtoras italianas Alice Rohrwacher, que conquistou este ano o Grande Prémio Especial do júri de Cannes, com "Le meraviglie". O presidente do júri principal vai ser o realizador espanhol Luis Miñarro, que conquistou o Festival Tcheco em 2010 com "La Mosquitera" e agora apresenta o seu último trabalho, "Estrella fugaz".

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA