Melhor canção para o Uíge

Flávia Mussua | Saurimo
1 de Setembro, 2014

Fotografia: Francisco Bernardo

Ngunga Capitão, 12 anos, do Uíge, venceu ontem, em Saurimo, a sétima edição do Festival Nacional da Canção Infantil realizado pela Organização do Pioneiro de Agostinho Neto (OPA), com a canção “Quando Eu Choro por Angola”.

Pelo segundo ano consecutivo o festival foi ganho por um concorrente da província do Uíge. A vencedora recebeu um computador portátil, um televisor, uma viola, um aparelho de som e uma mochila com material escolar, além do diploma de mérito.
O júri, presidido pelo músico Maya Cool, atendeu à apresentação em palco, indumentária, letra e o timbre vocal.
Em segundo e terceiro lugar ficaram as representantes do Cunene, Ana Pires, e de Luanda, Eugénia Ekuikui, que receberam uma viola, um televisor, aparelhos de DVD e diplomas de participação.
A governadora da Lunda Sul lembrou no final do espectáculo que festivais como este ajudam a descobrir novos talentos e a estimular a criatividade nas crianças. Cândida Narciso disse ainda ser importante apostar mais nas novas gerações e que um futuro melhor passa obrigatoriamente pelas crianças e por actividades que as ajuda a explorar o potencial nas artes ou outros sectores.
O grupo de kuduro Os Pilukas, de Luanda, e a vencedora da última edição do Festival de Música Popular Angolana (Variante), Sandra Fuliqueno, da Lunda Sul, foram os convidados para animar o concurso. As delegações da OPA da Huíla, Namibe, Malanje e da Lunda Sul apresentaram coreografias ilustrativas daquelas províncias. A cerimónia encerrou com o corte simbólico de um bolo em alusão ao 72º aniversário do Presidente José Eduardo dos Santos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA