Melhores das artes plásticas são conhecidos


26 de Abril, 2016

Os melhores trabalhos, em escultura e pintura, de jovens e conceituados criadores angolanos do concurso ENSA-ARTE 2016 são conhecidos no dia 28,  às 18h00, no Centro Cultural do Brasil - Angola (CCBA), em Luanda.

Para esta 13.ª edição do concurso estão a disputar o prémio máximo, em escultura e pintura, 38 obras de 27 artistas. As obras seleccionadas são expostas no CCBA a partir do dia 28 e ficam patentes até 27 de Maio.
A cerimónia de anuncio dos vencedores conta com a presença do  crítico de arte francês Timothée Chaillou, que fez parte do júri, assim como os artistas plásticos Van e Marcela Costa, o director da Alliannce Française de Luanda, Paul Barascuttia, e o director de Marketing da ENSA, Tito Mateus. O acto é presidido pelo Presidente do Conselho de Administração da ENSA, Manuel Gonçalves, e o comissário do prémio e curador da exposição Miguel Gonçalves.
O Prémio ENSA-ARTE  é de âmbito nacional e tem periodicidade bienal. O concurso é destinado a jovens criadores, que apresentam novas tendências estéticas de escultura e pintura. O projecto, uma referência das artes nacionais, foi instituído em 1991, depois de uma exposição de obras de Viteix, Henrique Abranches, Augusto Ferreira, Jorge Gumbe, António Ole, Telmo Vaz Pereira e José Zan Andrade. Em 1996, a ENSA introduziu a escultura no concurso.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA