Cultura

“Mensagem” de Nelson Santos apresentada na Academia BAI

Amilda Tibéria

Depois de dez anos de preparação e muito trabalho, o cantor Nelson Santos apresentou ao cair da tarde de sexta-feira na Galeria da Academia BAI, a mais recente obra discográfica, com o título “Mensagens”.

Novo álbum de Nelson Santos já está no mercado discográfico
Fotografia: Maria Augusta| Edições Novembro

Com 21 temas em semba, rumba e kizomba, o álbum teve a participação especial de conceituados cantores angolanos, com destaque para Yola Semedo, Matias Damásio e Daniel Nascimento, bem como os  cabo-verdianos Maria de Barros e Leonel Almeida.
O  peruano Jorge Cervantes, os exímios guitarristas Beto Trindade e Carlitos Vieira Dias e a Banda Maravilha também participaram no novo disco de Nelson Santos.
Na cerimónia de apresentação, Nelson Santos cantou e encantou os presentes, tendo sido especialmente aplaudido ao interpretar o tema “Ngongo”, a música promocional do disco.
Em declaração ao Jornal de Angola, o cantor explicou que o título “Mensagem” se deve ao facto de os temas do CD personificarem Angola como uma mãe, que ergueu as mãos pela conquista da paz.
O primeiro disco de Nelson Santos, “A Vida”, foi gravado há 22 anos, sob a chancela da produtora Nováfrica, o que integra o semba “Cantares da Terra”, razão pela qual não pretende mudar de género nos próximos álbuns.
Em 2000, por razões profissionais, suspendeu a actividade artística em público, tendo no mesmo ano, por solicitação da Sonangol, coordenado a produção da obra discográfica “Cantangolando” em Portugal, da qual fez parte, juntamente com Joy Artur, José Agostinho, Mizé e Bartolomeu Silva.     Em 2005, coordenou e produziu a colectânea discográfica da Sonangol, intitulada “Petro Samba”.
Reformado em 2015, Nelson Santos passou a ter mais disponibilidade para a música, e  conseguiu finalizar o disco.

Tempo

Multimédia