Mia Couto entre os melhores da ficção


10 de Maio, 2015

Fotografia: Reuters |

Mia Couto foi homenageado ontem, em Castelo Branco, centro de Portugal, no encerramento do Festival Literário Fronteira, onde o escritor confirmou ser um dos dez finalistas deste ano do Man Booker International Prize.

Apesar da distinção, Mia Couto disse que os escritores não devem ser homenageados e que  “o que realmente deve ser distinguido e recordado são os livros, a leitura e essa relação de intimidade que proporciona entre o público e o escritor”.
Mia Couto voltou a dizer que ficou surpreendido com a nomeação para finalista do Man Booker International Prize e que nunca pensou que o seu nome pudesse ser considerado sequer. “Não é falsa modéstia, mas sinceramente nunca percebi exactamente quais são os critérios a ter em conta num território que é tão pouco tangível. Por exemplo, como se comparam os escritores. Claro, estou a dizer tudo isto mas foi grande alegria que tive, uma surpresa”, declarou.
O Man Booker International Prize é um galardão internacional atribuído de dois em dois anos a um autor de ficção com obra publicada em língua inglesa, original ou traduzida, e reconhece o trabalho pessoal e não de uma obra em particular. César Aira (Argentina), Hoda Barakat (Líbano), Maryse Condé (Guadalupe), Amitav Ghosh (Índia), Fanny Howe (Estados Unidos), Ibrahim al-Koni (Líbia), Lázló Krasznahorkai (Hungria), Alain Mabanckou (República do Congo) e Marlene van Niekerk (África do Sul) são os outros finalistas candidatos ao prémio deste ano de 81.500 euros.
O escritor moçambicano disse que estar entre os dez finalistas é a meta: “neste tipo de assuntos nem sequer nutro alguma expectativa”.
O presidente da Câmara de Castelo Branco sublinhou que a presença de Mia Couto no Fronteira enriquece o festival, a cultura e ajuda a abrir novas fronteiras.
“Hoje, com a presença do escritor ultrapassamos na verdade, fronteiras que julgávamos não conseguir superar no final do terceiro Festival”, concluiu.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA