Militares mobilizados para o espectáculo multimédia

Victorino Joaquim |
27 de Agosto, 2014

Fotografia: João Gomes

Um espectáculo multimédia, com coreografia e videogramas, mobiliza 700 figurantes, entre bailarinos e militares dos diversos ramos das FAA, na cerimónia de abertura do Festival Nacional de Cultura (FENACULT), prevista para as 19h00 deste sábado no Estádio Nacional 11 de Novembro.

Ana Guerra Clara Marques, responsável pela montagem do espectáculo, disse que está a trabalhar com 12 bailarinos profissionais, “os restantes são amadores e militares que têm respondido de forma fantástica, muita disciplina e vontade aos ensaios, que têm lugar no local da actividade.
A coreógrafa reconheceu que existe algum atraso nos trabalho de preparação do espectáculo, mas prometeu tudo fazer “para recuperar e apresentar um bonito espectáculo”. Ana Guerra  Clara Marques disse que a abertura do FENACULT vai ter um espectáculo dividido em duas partes. A primeira, com 70 minutos, vai ser a narração da História de Angola, através de dança e projecção de imagens de arquivo em 3D sobre o relvado.
A coreografia foi especialmente desenhada para ser articulada com as projecções vídeo, música original e jogo de luzes. Este espectáculo, disse Ana Clara Guerra Marques, é o primeiro do género em África. “De uma forma artística vai ser contada a História de Angola, destacando as conquistas da paz e os nossos valores culturais, naturais e ecológicos, onde vão estar presentes a dança, o canto, os instrumentos musicais e também o progresso tecnológico e o desenvolvimento social”, disse.
A segunda parte vai ser um concerto musical com a participação de músicos angolanos, com destaque para W King, Ary , B4, Elias dia Kimuezo , Yola Araújo , Matias Damásio, Yuri da Cunha , Bangão, Kueno Aionda, Carlos Burity, Nsoki, Givago, Kiaku Kiadaff, Coréon Dú e a banda Movimento.
O encerramento do FENACULT está previsto para 20 de Setembro na Baía de Luanda, com um concerto musical no qual participam músicos de todos os estilos, dança e música tradicional e contemporânea, e termina com o lançamento de fogo de artifício.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA