Ministério organiza seminário sobre protecção do património


27 de Julho, 2015

O Ministério da Cultura pretende realizar nos meses de Setembro e Outubro dois seminários sobre protecção do património imaterial, em Luanda, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Entre os objectivos do seminário, de acordo com a directora do Instituto Nacional do Património Cultural, Maria da Piedade, que falava em conferência de imprensa, está a formação de especialistas. Maria da Piedade disse ainda que a iniciativa vai dotar os especialistas de conhecimentos que contribuam para a difusão e protecção do património cultural imaterial nacional. Para materialização do projecto, está em Luanda o especialista da UNESCO em património imaterial, Lucas dos Santos Roque. No âmbito da sua missão, abordou com quadros do Ministério da Cultura questões relativas à execução do processo de inventariação e posterior salvaguarda do património cultural imaterial angolano.
“As comunidades do país são ricas em termos de património imaterial, como nas diversas manifestações culturais, hábitos e costumes de Angola”, ressaltou.
De acordo com a directora do Instituto Nacional do Património Cultural, Maria da Piedade, deve ser feito um inventário do património imaterial, antes de serem definidas as acções a desenvolver para a sua salvaguarda.
Por seu turno, o especialista da UNESCO referiu que a organização tem ajudado os Estados-membros a manterem a sua identidade cultural, com base nas acções de preservação e divulgação do seu património cultural. Lucas dos Santos Roque referiu que o objectivo consiste em ajudar os países a melhorarem a preservação do património imaterial, tendo como base a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, aprovada em 2003.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA