Cultura

Ministra da Cultura reúne com diplomata

A cooperação entre Angola e a Namíbia no domínio cultural, com vista ao reforço da amizade existente entre os dois países vizinhos, foi analisada na segunda-feira, em Luanda, num encontro entre a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, e a embaixadora namibiana, Cláudia Vushona.

Tradições do sul de Angola e norte da Namíbia são valorizadas
Fotografia: Paulino Damião | Edições Novembro

O papel da cultura como factor impulsionador do fortalecimento da troca de experiência e a partilha de valores sobre tradição e usos e costumes dos povos dos dois países foram ressaltados no decurso do encontro, tendo as partes se comprometido em dinamizar acções conjuntas que correspondam aos anseios das comunidades que vivem no Cunene, Cuando Cubango e Namibe, regiões que fazem fronteira com a Namíbia.
Carolina Cerqueira identificou como áreas prioritárias a construção dos monumentos de Cassinga e Xetequela, em homenagem aos soldados tombados pela Independência da Namíbia, que se inserem nas recomendações da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral), para se erguer na região o Património de Libertação.
A construção do Património de Libertação tem motivado reuniões das equipas técnicas dos dois países para a prossecução do  projecto. A experiência namibiana na organização e apoio institucional às autoridades tradicionais, no domínio das línguas nacionais, a formação de quadros e a valorização dos monumentos e sítios, são as áreas apresentadas como prioritárias pela ministra da Cultura. A diplomata namibiana considerou muito proveitoso o encontro, por permitir estabelecer metas para o reforço da cooperação nos vários domínios.

Tempo

Multimédia