Ministra pede melhorias


27 de Março, 2016

A melhoria na estrutura organizativa das direcções dos grupos de teatro é um dos passos fundamentais para a melhoria na qualidade das exibições públicas e aumentar o impacto que deve merecer o teatro em Angola, defendeu, ontem, a ministra da Cultura.

Carolina Cerqueira destacou, em comunicado em alusão ao Dia Mundial do Teatro, celebrado hoje, que a melhoria na estrutura organizativa é ainda fundamental para o fortalecimento das estruturas associativas das artes em geral.
A melhoria neste sector, continuou, representa também o reforço na aposta da Cultura, em especial das artes cénicas, em ajudar na diversificação da economia angolana e na obtenção de novas fonte de receitas, neste período de crise económica e financeira que o país conhece.
“Todos somos testemunhas dos resultados positivos alcançados, mas ainda é necessário que os grupos e técnicos continuem a aprimorar os aspectos estruturais e organizativos”, disse, acrescentando que a aposta na formação dos actores é outra das prioridades do Ministério da Cultura.
O Estado, disse,  continua a prestar atenção especial á formação artística e apoiar os esforços tendentes a edificação de infra-estruturas culturais, “que permitam aos grupos apresentarem as suas obras de teatro com a qualidade desejada e transmitir a expressão do grande mosaico cultural”.
Carolina Cerqueira disse que o teatro angolano tem estado numa fase de crescimento acentuada, marcada pela participação dos grupos nacionais em vários festivais internacionais.
A projecção das artes cénicas angolanas, adiantou, tem sido feita também a nível nacional, através de festivais e do aumento do intercâmbio inter-provincial.
O Ministério da Cultura, destacou Carolina Cerqueira, aproveita a data para saudar a todos os criadores, encenadores, actores, técnicos, críticos, responsáveis, difusores, administradores e gestores de grupos de teatro, assim como todos que ao serviço de organismos públicos, privados, associados ou individualmente têm participado no desenvolvimento do teatro angolano, exortando-os a prosseguirem o seu profícuo trabalho.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA