Cultura

Ministros assinam acordo de cooperação

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, e o ministro da Cultura de Cuba, Abel Prieto, assinaram em Havana um Acordo Bilateral de Cooperação Cultural.

Ministro da Cultura de Cabo Verde visitou o Museu Nacional de Belas Artes de Havana
Fotografia: DR

O acordo foi assinado no âmbito da visita oficial  do ministro de Cabo Verde a Cuba. Depois de assinado o acordo, na semana passada, Abraão Vicente reuniu-se com o presidente da União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC), Miguel Barnet. 
Abraão Vicente visitou o Centro Nacional de Escolas de Arte, dirigido pelo director Rolando Ortega, que fez uma apresentação do sistema cubano de ensino de arte desenvolvida, e assistiu  aulas práticas ministradas no centro.
O governante cabo-verdiano visitou tambéma Escola Nacional de Dança e a Escola Nacional de Circo, teve  encontros com AlexisSeijo, reitor do Instituto Superior de Artes, e com Mário Escalona, director da Empresa de Gravação e Edição Musical (EGREM), visitou a Casa de África em Havana e reuniu-se com os membros da Comissão Nacional do Projecto Rota dos Escravos.
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde reuniu-seainda com Carlos de laLlera, director das Indústrias Culturaise visitou o Museu Nacional de Belas Artes, o Edifício de Arte Cubano e o estúdio do artista plástico Roberto Diago.

 Confederação internacional />
A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) foi aceite pela Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (CISAC). Essa decisão saiu da Assembleia-Geral da CISAC, que decorreu quinta-feira, em Lisboa, Portugal. Com a adesão da Sociedade Cabo-verdiana de Música à CISAC, vão ser alargados os horizontes da acção da SCM, através de parcerias com as entidades congéneres membros da Confederação, permitindo que a SCM passe a defender também os direitos de todos os criadores musicais cabo-verdianos noutras partes do mundo, impedindo que estes fiquem sem a legítima protecção.
Fundada em 1926, a CISAC é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, com sede em França, e possui escritórios regionais em África, América Latina, Ásia-Pacífico e Europa. 
A CISAC é a principal Organização Mundial de Sociedades de Autores e Compositores e representa uma voz colectiva de mais de quatro milhões de criadores de todas as regiões geográficas do mundo e possui 239 sociedades membros em 123 países.

Tempo

Multimédia