Mistério acerca do local do enterro de Mona Lisa


10 de Março, 2015

Os investigadores italianos estão empenhados em concluir uma análise biológica que, em 15 dias, pode acelerar a resposta a uma das maiores incógnitas da história da arte: “Onde estão os restos mortais de Lisa Gherardini, a Mona Lisa?”.

Em entrevista à Agência Efe, o presidente do Comité para a Valorização dos Bens Culturais de Itália, Silvano Vinceti, mostrou-se esperançoso, já que foi isso que procurou durante toda a sua carreira.
O mistério gira há décadas em torno do lugar onde está a mulher considerada a modelo retratada por Leonardo da Vinci em “Mona Lisa” e que morreu em 15 de Julho de 1542, aos 63 anos. O seu corpo foi sepultado em algum ponto do Mosteiro de Santa Úrsula, em Florença, de acordo com os documento da Paróquia de SanLorenzo.
Durante séculos mergulhado no mais absoluto abandono, o lugar foi objecto de uma série de escavações arqueológicas para resolver a questão e recentemente foram recuperadas as partes de nove indivíduos.
Apesar da expectativa inicial, em pouco tempo foi revelado que seis deles não eram contemporâneos da Mona Lisa e foram enterrados lá quando o convento era propriedade da ordem Beneditina, entre 1300 e 1440. No entanto, três desses corpos correspondem a uma época posterior, quando o local passou para as mãos dos franciscanos, em 1470, e poderiam coincidir com a época em que viveu a moça do sorriso enigmático.
São os restos mortais dessas três pessoas que estão a ser submetidos a testes de carbono 14 e os resultados podem ser divulgados ainda este mês.“Se o carbono 14 confirmar que se trata de três corpos do século XVI e um dos três entrar numa faixa de tempo que coincida com a morte de Lisa Gherardini, poderíamos afirmar com altíssima probabilidade que ela foi encontrada”, explicouSilvano Vinceti. A sombra do cepticismo, no entanto, plana sobre esta façanha arqueológica já que, por enquanto, só se pode falar em “possibilidade”, já que se algum dos corpos for de contemporâneos de Lisa, ainda seria preciso comprovar se algum pertence, com certeza, a ela.
O presidente do Comité para a Valorização dos Bens Culturais da Itália, que lidera as tarefas de busca, explicou que o próximo passo é analisar o seu ADN, mas, nesse sentido, outra questão surge: com quem comparar os resultados? Lisa Gherardini era casada com FrancescodiBartolomeodelGiocondo - daí o apelido “LaGioconda”– que está enterrado ao lado dos seus filhos Francesco e Piero no mausoléu da família, situado num lugar de destaque após o altar maior da Basílica da SantíssimaAnnunziata, no coração da capital toscana.
O principal impedimento é que os investigadores não conseguiram extrair amostras genéticas dos corpos, que jazem sob uma grossa placa de mármore decorada com flores no mausoléu conhecido como “A Capela dos Mártires”.
Vincetisublinhou que “graças às novas tecnologias”, com o ADN recuperado dos três corpos no Mosteiro de Santa Úrsulaé possível descobrir a cor dos olhos, do cabelo e da pele e compará-la, com o célebre retrato feito por Leonardo da Vinci e exposto no Museu do Louvre, em Paris.
Os vínculos entre o pintor e a modelo foram descobertos nos últimos anos pelos investigadores e apontam para a hipótese de o pai do génio ter tido uma relação comercial com os Giocondos, prósperos comerciantes da época.
Seja como for, Da Vinci concedeu à história uma dassuas obras mais admiradas e cujo protagonista, de contornos turvos e desconcertante forma de olhar, geraram uma infinidade de interpretações e lendas. Para realizá-la, o artista esteve em Florença entre 1500 e 1504 e alojou-senum amplo quarto abobadado da Basílica da SantíssimaAnnunziata, que somente hoje pode ser visto e gravado pela primeira vez.

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