Cultura

Mónica de Miranda expõe “Panorama” na capital do país

Amilda Tibéria

Após quatro anos de traba-lho, a artista plástica Mónica de Miranda inaugurou na noite de quarta-feira, na Galeria do Banco Económico, em Luanda, a sua primeira exposição individual em Angola intitulada “Panorama”.

Artista portuguesa expõe pela primeira vez em Angola
Fotografia: João Gomes | Edições Novembro

A mostra de arte, que fica patente ate o dia 25 de Janeiro, reúne um conjunto de 36 obras, entre fotografias, vídeos, instalação e algumas ilustrações inéditas.
Segundo a artista, a mostra multimédia aborda temáticas relacionadas com as geografias  afectivas, poéticas e os processos de construção da identidade luandense.
Mónica de Miranda explicou que a exposição marca o retorno à paisagem urbana luandense e a outras cujos resquícios, do passado colonial e não só, estão materializados no espaço arquitectónico, como os edifícios abandonados, reaproveitados, engolidos pela natureza ou transfor-
mados pelos processos de gentrificação, que servem de testemunha da história re-cente do país.
“O título ‘Panorama’ remete imediatamente ao icónico hotel situado na ilha de Luan-da, é de onde os hóspedes tinham uma visão panorâmica da Baía de Luanda e do oceano Atlântico, que hoje está desactivado e relegado ao abandono”, disse a artista.
Paula Nascimento, curadora da exposição, disse que a mostra explora os conceitos urbanos da cidade de Luanda, do passado e do presente, e as peças abordam traços da memória da história e da diáspora angolana.
Mónica Miranda vive e trabalha entre Lisboa e Luanda. A artista investigadora baseia o seu trabalho em temas de arqueologia urbana e geografias pessoais.
Licenciada em Artes Visuais pela Camberwell College of Art, (Londres, 1998), Mónica é fundadora do projecto residências artísticas Triangle Network em Portugal e fundou, em 2014, o projecto Hangar - Centro de Investigação Artística, em Lisboa. Em 2016, foi nomeada para o prémio no Banco Photo, expondo como uma das finalistas do Museu Colecção Berardo (Lisboa, Portugal).

Tempo

Multimédia