Monumentos são prioritários


2 de Outubro, 2015

A reabilitação de monumentos, como o Forte de São Pedro, na Catumbela, e o edifício do Museu Nacional de Arqueologia (antigo armazém de escravos), estão entre as prioridades do Governo local, defendeu, ontem, o chefe de Departamento Provincial de Hotelaria e Turismo em Benguela.

Além destes monumentos, disse João Calete, a reabilitação da antiga ponte cais, na praia Morena, incluída na rota de escravos, da qual só restam vestígios, também fazem parte dos monumentos que carecem de restauro imediato pelo seu valor histórico e cultural.
João Calete referiu que o sector da Hotelaria e Turismo está a trabalhar com a Direcção da Cultura, para a criação de um plano de restauração destes monumentos, que se encontram praticamente abandonados em Benguela.
Benguela, acrescentou, tem, além destes, muitos outros monumentos históricos, a maioria em estado avançado de degradação, que precisam ser reabilitados, mas com dentro do seu formato arquitectónico.
Para João Calete esses monumentos são locais emblemáticos que devem ser conhecidos pela sociedade, assim como mais divulgados e preservados. “Benguela é, ultimamente, o destino obrigatório de cruzeiros e de turistas interessados nesses locais centenários, muitos dos quais incluídos na rota de escravos, como é o caso do edifício do Museu Nacional de Arqueologia. Portanto a sua requalificação e reabilitação é fundamental.”
A reabilitação destes monumentos, destacou, representa uma mais-valia na valorização e divulgação do património histórico da província de Benguela. Os projectos, disse, são feitos no âmbito da preocupação do Governo Provincial de Benguela na preservação, conservação e inventariação dos monumentos e sítios históricos.
Actualmente, contou, a Direcção da Cultura desenvolve estudos do Tribunal de Benguela e Forte da Catumbela, todos já inventariados, mas em via de serem avaliados e classificados. A província de Benguela tem 12 monumentos, duas zonas históricas e sete complexos arqueológicos classificados como património.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA