Morre a musa do artista Andy Warhol


21 de Junho, 2014

Fotografia: DR

Ultra Violet, que foi a musa do célebre artista Andy Warhol, morreu, aos 78 anos, num hospital em Manhattan, Nova Iorque, vítima de cancro, noticiou o “The New York Times”.

O jornal salientou a beleza de Ultra Violet e o facto de ela ter sido “uma das estrelas dos dias de glória de Andy Warhol”.
 Ícone da pop arte, o pintor e cineasta era uma das figuras centrais da cultura nova-iorquina, sobretudo nos anos 1960.
Nascida Isabelle Collin Dufresne, em 6 de Setembro de 1935, em Grenoble, na França, Ultra Violet estava a tomar chá com Salvador Dalí (1904-1989), o seu mentor, quando conheceu o artista plástico Andy Warhol, que imediatamente demonstrou desejo de tê-la nos seus filmes.
A estreia como actriz aconteceu no filme “The life of Juanita Castro” (1965), no qual participou ainda com o nome de Isabelle Collin Dufresne. Ultra Violet surgiu no filme seguinte, “I, a man” (1967), em que também participou Nico, vocalista da banda Velvet Underground, e Valerie Solanas, que um dia disparou contra Andy Warhol e quase o matou.
Ultra Violet participou ainda em 17 filmes da Factory, sem contar com documentários. Em 1973, ela esteve à beira da morte devido aos excessos da década anterior. Nos anos 1980, condenou o uso excessivo de drogas, as orgias sexuais e o culto ao ego que existia na editora Factory. A actriz disse ainda que estava arrependida daquele estilo de vida e tornou-se membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Em 1988, lançou o livro autobiográfico “Famous for 15 minutes: My years with Andy Warhol” (em português “15 minutos de fama: “Meus anos com Andy Warhol”). Na obra, recorda o “New York Times”, Ultra Violet fala da conversão depois de um colapso. Como autocrítica, admitiu que na época era “uma exibicionista sem limites à caça de manchetes”.
Muitos anos depois, em 2011, declarou ao jornal “USA Today” que o período foi na verdade “emocionante, porque havia uma revolução cultural em curso”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA