Morreu Bell do Samba o autor de


7 de Março, 2015

Fotografia: Arquivo JA

 O músico Bell do Samba morreu no Hospital Militar Central, em Luanda, onde está internado, vítima de doença.

Passou pelo conjunto “Os Fachos”, ligado às Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) entre 1980 e1981, tendo deixado a sua marca no mercado musical, na década de 90, com os seus célebres temas “Novato”, “Katuta”, “Primo Kaluete” e “Segredo do Sambila”. O artista notabilizou-se por trazer a público temas cujas mensagens abordam o quotidiano do Sambizanga. Reagindo ao falecimento do artista, a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, realça, em nota de condolências, o contributo prestado por Bell do Samba na afirmação da Música Urbana Angolana e o apoio à nova geração de artistas nacionais.
A morte prematura do artista deixa um enorme vazia na cultura nacional, em particular na música, com a qual soube satirizar os problemas do quotidiano luandense, principalmente do Sambizanga, bairro em que nasceu. A comissão directiva da União Nacional dos Artista e Compositores (UNAC) destaca a forma interventiva como o artista Bell do Samba pintava a sociedade angolana, no geral, particularmente do Sambizanga, nas letras das suas músicas.
A UNAC refere que Bell do Samba se destacou no music hall angolano “pela forma descontraída e bonita” como recorria à sátira para pintar o quotidiano angolano.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA