Cultura

Morreu o poeta António Panguila

Roque Silva

O poeta António Panguila morreu no sábado, em Luanda, aos 55 anos, vítima de doença, soube ontem o Jornal de Angola, de fonte próxima a família.

A fonte informou que a morte ocorreu no Hospital Josina Machel, para onde foi levado de emergência por familiares devido um ataque cardiaco.
António Panguila  encontrava-se no Zango 3, onde teria sentido uma indisposição e foi levado de seguida para  o hospital, mas infelizmente foi determinada morte às 16h00, revelou a fonte que também foi colega de António Panguila. “Não é do nosso conhecimento que estivesse  doente, mas era hipertenso, motivo pelo qual praticava caminhadas”, disse.
A União dos Escritores Angolanos (UEA) considerou António Panguila um exemplo a seguir, íntegro e uma figura que transcende a veia poética.
Em comunicado, a UEA curva-se perante a figura e a família do malogrado artista a quem nessa hora de dor e luto apresenta as mais sentidas condolências.
É autor de várias obras literárias, entre as quais “O vento do Parto”, lançado em 1993, “Amor Mendigo”, 1997 e mais recentemente “Amor no Meio do Teu Mar” e a antologia “Corpo Molhado de Prazer”.
António Panguila venceu a primeira edição do Prémio Literário Cidade de Luanda, (género poesia), em 1996, por ocasião das comemorações do 420º aniversário da capital angolana.
Os seus textos estão publicados em jornais e revistas nacionais e estrangeiras, nomeadamente: Revista Novembro, Jornal de Angola, Suplemento “Domingo” de Maputo, Moçambique e Revista Cassendo, da Associação Angola – Portugal.
Exerceu funções na direcção da União dos Escritores Angolanos e na Brigada Jovem de Literatura de Luanda (BJLL), onde é membro fundador e desempenhou as funções de secretário para organização e finanças, entre 1984 e 1987, secretário para as actividades editoriais (1987 – 1999), secretário-geral adjunto (1990 – 1993), vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral (1993 – 1998) e presidente do Comité de Honra.
Foi formador no Instituto de Formação Bancária de Angola (IFBA). No últimos tempos, dedicava-se a dar palestras e seminários sobre educação financeira a convite de várias associações juvenis.
Nasceu em 1963, em Luanda, mas passou a sua infância na localidade de Kyata, município da Kibala, província do Cuanza-Sul.
Licenciou-se em Ciências de Educação, na especialidade de História, pela Universidade Agostinho Neto, tendo apresentado como  tese o Impacto Histórico -Literário do Ohandanji, 1984-1994.

Tempo

Multimédia