Morreu o septuagenário Johnny Winter


20 de Julho, 2014

Fotografia: DR

O cantor e guitarrista Johnny Winter, 70 anos, verdadeira lenda do “blues”, morreu em Zurique, onde residia, aos 70 anos, anunciaram fontes próximas do músico.

A notícia foi dada na quinta-feira por Jenda Derringer, mulher de Rick Derringer, que durante anos fez parte da banda de Winter e que há poucos dias disse ao “American Blues Scene” que o estado de saúde do músico era precário.
Johny Winter, que também foi produtor, era conhecido e respeitado por ter se dedicado à fusão do rock-blues britânico com o “rock-blues norte-americano.
O artista, nascido em Beaumont, Texas, era um dos imprescindíveis do “blues” nos anos 1970 e 1980, tal como os também lendários Muddy Waters e John Lee Hooker, com quem colaborou em várias ocasiões.
Johny Winter foi nomeado sete vezes para os Grammy, mas nunca recebeu qualquer prémio pela carreira solo, embora tenha conquistado três prémios como produtor de Mussy Waters. A revista “Rolling Stone” considerou-o o 63º melhor guitarrista de todos os tempos. Numa entrevista em Junho ao site “JournalStar.com”, Johnny Winter disse: “aos 12 anos, já sabia que queria ser músico. O ‘blues’ é pura emoção e sentimento e se não tens isso nunca podes ser bom”.
O músico, que gravou mais de 20 álbuns ao longo da carreira, preparava-se para lançar um novo disco de estúdio, “Step Back”, no qual participam  Eric Clapton, Ben Harper, Billy Gibbons, Joe Perry, Dr. John, Leslie West, Brian Setzer e Joe Bonnamassa.
 Agora, “Step Back” vai transformar-se num disco póstumo, que deve ser posto à venda em todo mundo em Setembro.
John Dawson Winter, mais conhecido como Johnny Winter nasceu em Beaumont (Texas) no dia 23 de Fevereiro de 1944 foi um guitarrista e cantor de blues norte-americano. Era irmão de Edgar Winter com quem começou a cantar ainda jovem.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA