Cultura

Mostra “Angola Janga” abre amanhã na capital

Matadi Makola

“Angola Janga” é o título do premiado livro de quadradinhos do cartoonista e professor universitário Marcelo D’Salete, agraciada no ano passado com o prémio “Jabuti”, cuja exposição homónima é aberta ao público amanhã, às 18h00, no Centro Cultural Brasil Angola (CCBA), em Luanda, e fica patente até 11 de Agosto.

Paulino Carvalho Neto, embaixador do Brasil
Fotografia: Francisco Bernardo | Edições Novembro

Deste livro de quadradinhos, resulta a exposição itinerante que já teve passagem por Moçambique e agora chega a Angola, inserida no projecto “Brasil em Quadradinhos”, idealizada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

“Numa altura em que o Brasil está a viver um momento de efervescência na produção de banda desenhada, este projecto visa fomentar o gosto pela leitura, promover a literatura em língua portuguesa e troca de experiências entre cartoonistas brasileiros e angolanos”, sustentou Paulino de Carvalho Neto, embaixador do Brasil em Angola.
Para o diplomata, essa exposição conta com impactantes recursos gráficos das estórias em quadradinhos e, por outro lado, evidencia a contribuição das populações de origem africana na formação política, económica e sociocultural do Brasil.
Segundo a síntese que faz da temática da exposição, Paulino de Carvalho Neto refere que a mostra narra a história do Quilombo dos Palmares, considerado o principal foco de resistência à escravidão no Brasil colonial no final do século XVI, e do seu herói, Zumbi dos Palmares, cuja data de morte, 20 de Novembro, é celebrada naquele país sul-americano como o “Dia da Consciência Negra”.
Por motivos de agenda, o autor da obra chega ao nosso país apenas na segunda quinzena de Julho, aproveitando a ocasião para ministrar formações e manter contacto com os cartoonistas angolanos.
O prémio literário “Jabuti” é a mais tradicional e importante distinção do universo editorial brasileiro.

Tempo

Multimédia